hora certa.

Ouça agora

Secretaria da Segurança Pública e OAB Tocantins iniciam tratativas para criação de duas novas Centrais de Atendimento à Mulher 24h

A proposta é implantar as centrais em Araguaína e Gurupi.

 

 

 

Com o objetivo de atender a demanda e ampliar o atendimento especializado às mulheres em Araguaína e Gurupi, bem como discutir propostas de fortalecimento das políticas públicas de proteção a mulher, na tarde desta quinta-feira, 12, o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, recebeu em seu gabinete, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional -Tocantins), Gedeon Pitaluga, acompanhando pela diretoria da entidade, sobretudo, das advogadas que presidem as comissões voltadas aos direitos da mulher.

Durante o encontro, o secretário Wlademir Costa recebeu das mãos do presidente da OAB, o ofício, por meio do qual a entidade solicita à Secretaria da Segurança e ao Governo do Estado para sejam adotadas as providências no sentido de instalar nas cidades de Araguaína e Gurupi, Centrais de Atendimento à Mulher, que atendam durante 24 horas, nos mesmos moldes da 1ª Central que existe e Palmas.

Muito sensível à causa de defesa das mulheres, o secretário Wlademir assegurou empenho na solicitação trazida pela OAB-TO, pontuando que o fortalecimento dos mecanismos de defesa da mulher é um dos principais objetivos da Segurança Pública. Na oportunidade, o gestor lembrou das inúmeras ações que têm sido realizadas pela SSP-TO e pelo Governo do Estado e que visam oferecer um serviço policial mais humanizado e que trate com ainda mais respeito e acolha a todas as vítimas de violência doméstica no Estado.

“A Segurança Pública recebe essa solicitação com muita alegria, pois ela vem a se somar com todas as demais iniciativas que já estão em funcionamento, como o aplicativo Salve Mulher, que já foi disponibilizado e pelo qual a mulher vítima pode entrar em contato com as forças de segurança em situação de perigo ou iminente violência. Vamos analisar e verificar a possibilidade de implantação dessas duas novas centrais, no intuito de melhorar ainda mais o atendimento às vítimas de violência doméstica”, destacou o secretário.

O presidente da OAB, Gedeon Pitaluga, classificou a reunião como extremamente proveitosa, importante e que certamente fará parte de um processo histórico de valorização das mulheres no Estado do Tocantins. Ele aproveitou o momento para agradecer ao secretário Wlademir pelo empenho com quem tem conduzido as ações da pasta.

“A pauta de instalação das duas novas Centrais de Atendimento 24h, em Gurupi e em Araguaína, vem ao encontro de uma necessidade crescente que se verifica em propiciar um atendimento mais amplo e por mais tempo no interior do Estado. Nesse sentido, em alinhamento com o Governo do Estado, que já criou a Secretaria da Mulher, viemos aqui hoje, propor ao secretário Wlademir que possa nos auxiliar para que, dentro em breve, essas duas novas unidades que são dedicadas à proteção da mulher possam estar em funcionamento”, destacou Gedeon Pitaluga.

 

Atendimento especializado

A vice-presidente da OAB-TO, Priscila Madruga, falou sobre a importância do encontro e também da relevância da pauta que a entidade trouxe à apreciação do secretário Wlademir. “A ideia por meio da criação e implantação dessas duas novas centrais voltadas ao atendimento à mulher, é fruto de uma análise de que haja a extensão do atendimento das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher de Gurupi e de Araguaína, no sentido de fortalecer o apoio à mulher em todas as regiões do Estado. Nos alegramos com essa sinalização positiva por parte do Estado, em especial da SSP-TO, que com bons olhos vê essa expectativa de garantia dos direitos da mulher”, completou.

De acordo com a advogada e também presidente da Subseção da OAB-TO em Pedro Afonso, Laydiane Mota, a instalação da duas novas Centrais 24 horas vai suprir uma demanda muito grande no interior do Estado, uma vez que as mulheres terão muito mais proteção, com atendimento especializado disponível à noite e aos finais de semana.

“Como mulher advogada eu me sinto lisonjeada em participar desse momento histórico em que a figura da mulher é vista não somente como vítima, mas também, como cidadã que deve ter sua proteção, e seus direitos preservados em todos os âmbitos. A OAB se propõe a auxiliar para que essas demandas sejam de fato realizadas em cidades maiores como Gurupi e Araguaína, e ficamos imensamente felizes, pois temos a certeza que os polos menores como Pedro Afonso e demais municípios também serão contemplados com essa iniciativa tão nobre”, frisou.

“É sempre muito gratificante poder receber o presidente e as demais advogadas e advogados presidentes das comissões da OAB e que nos trazem ideias que vem ao encontro das premissas da Segurança Pública que é a proteção da vida e do patrimônio das pessoas. Desse modo, a pauta aqui discutida é de grande relevância, para que avancemos ainda mais na proteção às mulheres de todas as regiões do Tocantins”, complementou o secretário executivo da SSP-TO, Reginaldo de Menezes Brito.

 

Presenças

Também estiveram presentes na reunião, por parte da OAB-TO: a secretária-geral, Jandra de Paula; a Ouvidora Janay Garcia; o diretor-adjunto Maurício Ughini; a Procuradora de Prerrogativas, Auridéia Loiola; a Presidente das Comissões, Silvana Pinho; a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Andrezza Nobre de Carvalho; a advogada e membro da Comissão da Mulher Advogada, Maria Valdericia; e a advogada Fernanda Halum Pitaluga.

 

Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins

Governo do Estado do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp