Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O Plano traz novas informações sobre o cenário pandêmico atual e reforça cuidados necessários para garantia da saúde de servidores e socioeducandos.

 

Com intuito de preservar a saúde de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) elaborou a quinta edição do Plano de Contingência para prevenção do contágio da Covid-19 nas unidades socioeducativas do Tocantins. Nesta edição, o Núcleo de Saúde do Sistema Socioeducativo traz novas orientações sobre os cuidados em relação à covid-19 e as demais síndromes gripais.

 

O plano contém desde informações sobre as variantes da covid-19, reinfecção, tratamento, grupos de risco e vacinação, até orientações quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação da doença dentro das unidades socioeducativas. Entre as orientações também estão as medidas necessárias em casos de suspeita da Covid-19 entre servidores, conforme o decreto nº 6.404, de 11 de fevereiro de 2022, do Governo do Estado, e socioeducandos, em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudemir Prevital, ressalta a importância de renovar as orientações para garantir os cuidados com os adolescentes. “Estamos em constante análise do cenário da Covid-19 no estado, reformulando nossas ações de acordo com as necessidades de cada momento. Por isso, a atualização constante do Plano se faz necessária para mantermos todos informados, além de enfatizamos os cuidados essenciais para evitar a proliferação da doença nas unidades socioeducativas”, reforçou.

 

O gerente do Sistema Socioeducativo, Lucius Cavalcanti, explica que o Plano de Contingência é um instrumento para informar sobre as adaptações das medidas de prevenção à covid-19 para o contexto do Sistema. “Por meio do Plano de Contingência as unidades socioeducativas vêm se adaptando com estratégias bem definidas e com ações oportunas para a prevenção do avanço da Covid -19, bem como das novas variantes ou outras síndromes gripais. Esse Plano apresenta as recomendações técnicas para o enfrentamento de uma possível nova onda, atualizando, informando e orientando os profissionais do Sistema Socioeducativo quanto aos aspectos epidemiológicos e medidas de prevenção e controle da doença”, esclareceu.

 

A coordenadora do Núcleo de Saúde, Daniela Aparecida, explica que com a nova edição do Plano, algumas recomendações foram modificadas. “A presente versão do Plano de Contingência considera as atualizações das normas vigentes, conforme o cenário atual da pandemia. Ele inclui a subsistência da crise sanitária, a eclosão de variantes virais mais contagiosas e potencialmente letais, a necessidade de atualização dos protocolos de proteção à luz do conhecimento científico desenvolvido sobre a matéria, bem como as consequências e impactos sociais decorrentes do longo tempo de exposição da população à Covid-19”, disse.

 

Medidas de prevenção

 

Desde o início da pandemia da Covid-19, diversas medidas foram adotadas para conter a propagação da doença nas unidades socioeducativas do Tocantins, entre elas a sanitização dos ambientes, o uso de Equipamentos de Proteção Individual, a vacinação de servidores e socioeducandos e orientações quanto às visitas e atividades educacionais nas unidades. Além disso, na nova edição do Plano, a Seciju também traz informações sobre os critérios de isolamento e quarentena, a vacinação e a testagem de casos suspeitos.

Edição: Márcia Rosa/Governo do Tocantins.

Anúncios

Recentes