hora certa.

Ouça agora

Forças de segurança atuam de forma integrada para garantir tranquilidade durante aplicação das provas do Enem 2022

Primeira etapa acontece neste domingo, 13.

 

 

Sob a coordenação da Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSI/SSPTO) e o Sistema Integrado de Operações (SIOP), as forças de segurança do Tocantins atuarão de forma integrada para garantir a tranquilidade necessária aos candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos domingos, 13 e 20 de novembro.

 

O Enem é a segunda maior operação logística que ocorre a nível nacional, ficando atrás apenas da operação Eleições. Há vários anos as forças de segurança do Tocantins têm sido requerida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), um dos braços do Ministério da Educação, e também pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, para dar apoio à guarda de malotes com provas, transporte dos malotes com escoltas aos veículos dos Correios e segurança dos locais de prova nos dias de aplicação do Enem.

 

Para coordenar e monitorar todas as ações empreendidas pelas forças de segurança, durante a Operação Enem 2022, o Gabinete de Monitoramento foi instalado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, ficando aberto das 6 às 22 horas, de ambos os domingos de prova, com a participação de representantes de todas as corporações.

 

Nos 31 municípios tocantinenses onde as provas serão aplicadas, a logística de distribuição será feita pelos Correios, sob a escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar.

 

A PM irá empregar um efetivo de cerca de 590 policiais atuando no policiamento ostensivo e preventivo em todas as localidades. A Polícia Civil vai reforçar todas as Centrais de Atendimento e a Delegacia Virtual.

 

Na Capital,  a Superintendência de Trânsito e Mobilidade Urbana vai reforçar o controle de tráfego nos principais colégios, bem como as linhas de transporte que atuam nesses perímetros.

 

Integração

“Mais uma vez, as forças de segurança se unem, nessa que é a segunda maior operação nacional. Todas com um mesmo objetivo: garantir a paz durante as provas, para que os candidatos tenham como única preocupação fazer uma boa prova e tirar a melhor nota, de forma que nada venha a atrapalhar o seu desempenho”, destaca o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa.

 

O comandante-geral da PM, Coronel Márcio Barbosa, ressalta o trabalho da corporação durante os dias de prova. “A Polícia Militar se organizou para atuar dentro e fora das escolas onde acontecem as provas, nas 31 cidades, para prevenir eventuais contravenções durante o Enem, dando todo o suporte necessário à realização do exame”, ressalta.

 

“Todas as instituições, órgãos e agências, federais, estaduais e municipais, vão desenvolver suas atividades, cada um de acordo com suas atribuições, mas de maneira integrada, para garantir tranquilidade ao candidato, para que o Enem ocorra de forma pacífica e segura a todos”, reforça o diretor do SIOP, Cel. Álon Amaral.

 

A Operação Enem 2022 é coordenada pela SSI/SSPTO e o SIOP, com atuação das Polícias Militar, Civil, Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), Correios, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), e Energisa.

Facebook
Twitter
WhatsApp