Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Os dados são do relatório quadrimestral apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde, apresentado na quinta-feira, 10.

 

 

Durante a 286º Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO), realizada na quinta-feira, 10, no auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, em Palmas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou o aumento nos investimentos na saúde tocantinense em 2022, em comparação ao ano de 2021.

O crescimento foi apresentado pela superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Noleto, no Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) do 2º quadrimestre de 2022. “Neste relatório, é possível verificar que, em comparação ao ano de 2021, houve um crescimento de 29% de investimento na saúde do Estado. Além disso, o Tocantins melhorou o índice de caixa, ou seja, o pagamento aos fornecedores”, disse a técnica, acrescentando que “o documento ficará à disposição, no site oficial da Secretaria, para que o cidadão possa consultar as informações pertinentes”.

Avanços da saúde

 

Entre os avanços da saúde tocantinenses destacados no relatório está a ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em 2022, foram implantados 131 novos leitos.

Já nos procedimentos cirúrgicos, de 1º de janeiro a 31 de agosto de 2022, foram realizadas 5.294 cirurgias eletivas nas unidades hospitalares estaduais e municipais, 90% das cirurgias da rede do SUS do Estado do Tocantins. Atualmente, são mais de 9 mil procedimentos, entre 20 de outubro de 2021 a 04 de novembro de 2022.

Outro avanço registrado no SUS tocantinense foi o início da análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) de amostras de citopatológicos em meio líquido, que são os exames preventivos de câncer de colo de útero a 54 municípios.

Representantes

“Para nós, Secretaria, estar presente nestas reuniões é de extrema relevância para avançarmos juntos em prol da saúde dos tocantinenses. E reiteramos que sempre estamos à disposição para o trabalho em conjunto” afirmou o secretário-executivo da SES-TO, Luciano Lima Costa.

Também estiveram presentes: o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício; o superintendente Estadual do Ministério da Saúde do Ministério da saúde no Tocantins (SEMS/TO), Luscleide Nazareno Mota; a presidente da Comissão da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Maria Roseli de Almeida Pery e o Promotor de Justiça da área da Saúde, Thiago Ribeiro.

 

                                                              

Anúncios

Recentes