hora certa.

Ouça agora

Com inscrições do vestibular até segunda-feira, 7, Governo do Tocantins celebra o primeiro ano do curso de Medicina da Unitins

Inscrições estão abertas desde o dia 29 de setembro e a taxa é de R$ 120; o curso de medicina oferece 40 vagas das 680 disponíveis na instituição.

 

 

O Governo do Tocantins celebra o primeiro ano do curso de Medicina na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), sediado no câmpus de Augustinópolis. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressalta que a cidade é referência em saúde para a região do Bico do Papagaio, onde possui um Hospital Regional administrado pelo Estado, que servirá de unidade escolar para os alunos da instituição. A Unitins segue com as inscrições do vestibular abertas até a próxima segunda-feira, 7 de novembro, com taxa de R$ 120.

As provas serão aplicadas no dia 4 de dezembro com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2023. Entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição, em seus cinco câmpus, o curso de Medicina dispõe de 40 vagas das 680 disponíveis neste certame.

Medicina em Augustinópolis

Voltado para a formação de um profissional capaz de atuar em todos os contextos de saúde, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), o curso de Medicina na Unitins foi instalado no câmpus de Augustinópolis não por acaso. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, salienta que a cidade é referência em saúde da região e possui um Hospital Regional administrado pelo Estado. “As atividades de internato serão realizadas nos cenários públicos da cidade, com o objetivo de inserir o aluno no contexto local, a fim de que ele possa conhecer, na prática, as demandas e as ações de saúde da região. É algo que reflete em ajuda mútua: o aluno na sua formação e a comunidade e toda a região com novos profissionais em formação”, pontua.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, reforça que a escolha de ofertar o curso de medicina na região do Bico do Papagaio foi estratégica. “A Unitins já ofertava o curso de Enfermagem no câmpus Augustinópolis, então já tinha essa ambiência com a área da saúde. Existe uma grande necessidade da formação médica e ampliação do sistema de saúde na região e a Unitins veio preencher essa lacuna da formação do ensino superior com o curso de Medicina”, complementa. Ele evoca, ainda, para que os tocantinenses se inscrevam no vestibular e aproveitem a oportunidade. “Nas duas primeiras turmas de Medicina, 42% dos acadêmicos são tocantinenses. Esse número confirma o curso como uma política pública de acesso ao ensino superior para os estudantes do Tocantins. Nosso desejo é que mais tocantinenses ingressem no curso e nos demais cursos ofertados pela universidade e tenham acesso ao ensino público e de qualidade”, destaca.

Desde o dia 13 de setembro de 2021 sendo ofertado pela instituição, o curso de Medicina faz parte da expansão do câmpus de Augustinópolis, como explica a diretora Gisele Padilha. “Atualmente, contamos com o complexo de ciências da saúde, com laboratórios e equipamentos de alta tecnologia para melhor atender os cursos de medicina e enfermagem. Além de laboratórios e núcleos de práticas contábeis e jurídicas”, pontua. A diretora do câmpus de Augustinópolis também convidou os alunos do Tocantins e de todo o Brasil para se inscreverem no vestibular. “Estamos prontos para recebê-los, tanto para a prova quanto para o início do próximo semestre”, convoca.

Quem respondeu a essa convocação há um ano foi o acadêmico Ygor Sousa, de 22 anos, tocantinense, natural de Palmas. Ele, que chegou a iniciar outros dois cursos de graduação, abdicou das vagas para conseguir aprovação no que mais queria. “Foram 4 anos de muita luta para alcançar esse objetivo e fiquei muito feliz por estar próximo de casa. Meus pais moram em Palmas, então sempre que eles têm a oportunidade de visitar, eles vêm aqui e eu também vou sempre que tenho uma oportunidade”, relata o estudante, filho de mãe mato-grossense e pai paraibano.

O professor doutor em Saúde Pública, Saulo Meira, veio da Bahia para fortalecer o quadro de docentes do curso de medicina em Augustinópolis. Ele destaca o fato da Unitins ser uma instituição focada no pioneirismo e dedicada às novas tecnologias. “Encontrei aqui um terreno fértil para o desenvolvimento, tanto do ensino quanto da pesquisa e da extensão”, informa ao destacar alguns projetos que estão sendo desenvolvidos no câmpus. “Aguardo ansioso a entrada de novos alunos para que possam contribuir com esses projetos que estamos desenvolvendo e fortalecer a nossa instituição, nosso curso de medicina, voltado para um ensino de qualidade e pesquisas que consigam transcender a região do Bico do Papagaio e se tornarem referência nacional e internacionalmente”, finaliza.

Vestibular 2023/1

O vestibular refere-se à seleção de 680 vagas em diversos cursos de graduação na modalidade presencial, com início previsto para o primeiro semestre de 2023 e distribuídos nos câmpus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. A isenção da taxa de inscrição ficou disponível para ser solicitada até dia 3 de outubro e o resultado final dos atendidos pode ser conferido neste link.

Até dia 22 de novembro é para que os locais de prova sejam divulgados no site da Unitins e o certame deve ser aplicado no domingo, 4 de dezembro. Você pode conferir o cronograma do vestibular geral 2023/1 aqui.

Em Araguatins, são ofertados os cursos de Letras e Pedagogia; em Augustinópolis, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Medicina; já o câmpus de Dianópolis oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito; na Capital, Palmas, o câmpus sedia os cursos de Direito, Engenharia Agronômica, Pedagogia, Serviço Social e Sistemas de Informação; por fim, Paraíso oferece Ciências Contábeis, Direito e Tecnologia em Gestão do Agronegócio. Todos os cursos estão com 40 vagas disponíveis.

 

 

Fotos: Unitins/Governo do Tocantins 

Kaio Costa/Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp