hora certa.

Ouça agora

Famílias de pacientes comemoram chegada de cadeiras de rodas

Novos equipamentos já estão sendo entregues nos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação.

 

 

Felicidade, conforto e alívio. São estes os sentimentos expressados por famílias de pacientes que aguardam há anos, por cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção (cadeiras de banho padrão e infantis), no Sistema Único de Saúde (SUS). A demanda está sendo atendida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que adquiriu 2.535 equipamentos, dos quais 246 já estão sendo entregues nos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCER/TO) sob gestão estadual.

E é com muita alegria que a Josiene Gomes da Silva, mãe do Ryan Filipe Gomes de Mesquita, de 17 anos, recebeu nesta terça-feira, 01, no CER de Palmas, a cadeira de rodas que aguardava desde o ano de 2018. “A cadeira dele estava bem ruim, em uma situação precária. A nova cadeira para ele vai trazer muito conforto e para andar, vai ser bem melhor. Esta é uma conquista enorme”, comemorou a assistente administrativa.

Emocionada, a fisioterapeuta do CER III, em Palmas, Raidênia Oliveira, falou sobre o trabalho desenvolvido e da gratidão em iniciar o trabalho de entrega dos novos equipamentos. “Hoje iniciamos um novo ciclo. Desde 2018 não entregávamos mais cadeiras de rodas. Entendemos a angústia dos pais e nós profissionais também sofremos junto. Hoje para mim é um dia de muita emoção e muita gratidão”, disse.

A unidade de Palmas continuará realizando o trabalho de medição de cadeiras, como foi feito com o pequeno João Miguel Santana Gonçalves, de seis anos. “Estamos ansiosos pela chegada da nova cadeira, pois a que ele tem foi doação que conseguimos mobilizando as pessoas, mas já está pequena”, explicou a mãe Anaildes Santana.

Novas aquisições

Além das cadeiras de rodas (banho, tetraplégica, e outras), o Governo do Tocantins comprou ainda, meios auxiliares de locomoção (muletas, andadores, cintas para transferência, tábua para transferência, além de mesa de atividades e adaptações).

Neste primeiro momento, serão entregues 217 cadeiras de rodas para banho padrão reclináveis e 37 cadeiras banho padrão, reclinável, infantil e carrinho dobrável para atendimento dos pacientes do CER de Porto Nacional, Araguaína e Palmas.

 

 

Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp