hora certa.

Ouça agora

Tocantins é o terceiro da Região Norte em geração de empregos, registra Caged.

Tocantins registra abertura de 1.013 novos empregos em outubro, segundo Caged.

 

O Estado do Tocantins registrou um saldo positivo de 1.013 novos empregos gerados no mês de outubro de 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia terça-feira, 29. O número é resultado de 9.193 admissões menos 8.180 desligamentos. O Tocantins foi o terceiro estado da Região Norte na geração de empregos (números absolutos) no referido período.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Zorivan Monteiro, chama a atenção para o fato de o Tocantins estar há dez meses consecutivos apresentando dados positivos na geração de empregos. “Nosso Estado está em uma linha crescente de desenvolvimento econômico, abertura de novos postos de trabalho e esses avanços poderão ser percebidos também no desenvolvimento social”. Aponta o gestor.

Em outubro de 2022 o setor da economia que mais se destacou, de acordo com o Caged, foi ‘Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas’ com saldo positivo de 693 postos aberto, seguido da ‘Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Agricultura’ com saldo positivo de 173 novos postos e em terceiro lugar consta ‘Indústrias Geral’ com saldo positivo de 136 postos abertos no Estado.

A diretora do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, declara que historicamente a economia é movimentada nos últimos meses do ano pelo Comércio e explica: “Com as festas de fim de ano acontecem muitas contratações nas áreas de comércio e serviços. A maioria desses empregos são temporários, mas os trabalhadores com um bom desempenho profissional podem garantir a sua vaga posteriormente”.

Movimentação do mercado nas maiores cidades do Estado

O município de Araguaína foi o que apresentou melhor saldo de empregos em outubro de 2022, sendo 419 postos abertos, Gurupi teve saldo de 149 postos de empregos gerados, e Colinas do Tocantins 121 novos postos de emprego.

Sobre o Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus nove postos espalhados estrategicamente pelo estado (Palmas; centro e Taquaralto; Araguaína; Gurupi; Porto Nacional; Paraíso; Guaraí; Dianópolis; Araguatins, Almas e Colinas). O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

Vagas disponíveis no Sine

O Sine Tocantins tem registrado, diariamente, cerca de 800 oportunidades em seu painel de vagas. Os trabalhadores interessados em concorrer podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

O painel com as vagas é divulgado diariamente no site da Setas WWW.to.gov.br/setas e nas redes sociais  Instagram – @setastocantins e Facebook –  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Tocantins.

Facebook
Twitter
WhatsApp