O encontro foi realizado com intuito de fomentar ações para imunização e atenção primária do referido público.
Com intuito de fortalecer a promoção da saúde da criança e do adolescente, com foco em imunização e atenção primária, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) reuniu-se, na quinta-feira, 17, com representantes do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Instituto Peabiru. No Tocantins, 99 cidades participam do Selo UNICE, uma iniciativa que estimula os municípios da região semiárida brasileira e Amazônia Legal a cumprir com os requisitos de desenvolvimento de políticas públicas voltados à promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
“O Tocantins faz parte desse território que a gente chama Amazônia Legal e a ideia de estar aqui é escutar as equipes estaduais, no sentido de perceber em que medida o UNICEF pode contribuir com o trabalho que o Estado já vem realizando. Precisamos verificar como é a questão da busca ativa vacinal que pode ou não estar restrita ao selo, mas a ideia é que todos os municípios realizem a busca ativa vacinal de crianças que estão com ou sem vacina, ou que estão com vacinação atrasada. A gente entende que a equipe, tanto da atenção primária da saúde, quanto de imunização, são fundamentais para essa agenda e ela obviamente tem que estar em diálogo com a educação, com a assistência e outros fatores do município para que o direito da criança de fato aconteça”, afirmou a assessora de comunicação da UNICEF, no território da Amazônia, Ida Oliveira.
“Pra nós é muito importante essa pauta, discutindo as ações que o Estado do Tocantins tem desenvolvido para elevar as coberturas vacinais em parceria com tantas instituições parceiras, a saber, a UNICEF. Então aqui nós reafirmamos o nosso compromisso com a primeira infância, apoiando os municípios a receberem o Selo UNICEF. Então, por meio das ações sistematizadas, nós vamos conseguir apoiar gestores, técnicos, profissionais da saúde de modo geral a elevar coberturas vacinais, fazer busca ativa vacinal, então proteger a primeira infância e isso pra nós é muito importante”, destacou a diretora de vigilância de doenças transmissíveis e não transmissíveis/SES-TO, Gisele Silva Carvalho Luz.
“O Instituto Peabiru vem com a proposta de fazer, dentro da agenda da UNICEF, no Estado do Tocantins. Essa articulação visa implementar essas ações dentro da saúde, da educação, da assistência e também essa articulação entre o poder judiciário, para o fortalecimento das ações dentro do município. Hoje nós temos no Tocantins, 99 municípios que os prefeitos fizeram adesão ao Selo. E hoje nós estamos aqui, com as oficiais de comunicação e saúde da UNICEF discutindo as agendas de saúde, educação e da assistência, para que possamos juntos unir forças para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, pontuou a articuladora social do Selo UNICEF no Tocantins, pelo Instituto Peabiru, Edilene Borges.
“Senti-me muito contemplada com as questões que foram colocadas porque, o objetivo central do Selo, assim como da SES-TO como um todo, através da Superintendência de Vigilância em Saúde e Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde. Estamos preocupados e empenhados em superar os desafios com relação à busca ativa escolar, à busca ativa vacinal, uma vez que no espaço escolar muitas dessas ações são disseminadas e publicizadas, mas nós também da saúde temos um papel fundamental de fortalecer a atenção primária dos municípios, para que eles possam atingir com suas equipes os resultados que esperamos alcançar”, disse a técnica da Diretoria de Atenção Primária/SES-TO, Viviane Paiva.
Crédito:Ananda Santos/Governo do Tocantins