hora certa.

Ouça agora

SES-TO alinha parceria com a APAE para atendimento às pessoas com deficiências

O objetivo é a execução dos serviços voltados à saúde e reabilitação de pessoas com transtorno do espectro autismo e deficiências múltiplas e intelectuais.

 

 

Com objetivo de estabelecer parceria na execução dos serviços voltados à saúde e atendimento das pessoas com deficiências, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu-se na terça-feira, 26, com representantes da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE’s). Em pauta, o atendimento nos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCERs), sob a gestão da Pasta e, em unidades da federação.

“Desde o início de sua gestão, o governador Wanderlei Barbosa tem colocado o atendimento às pessoas com deficiência como uma das prioridades. Já avançamos muito, por exemplo, com retomada de entrega de equipamentos como cadeiras de rodas, bolsas de colostomia e aparelhos auditivos e na instituição de benefícios por meio da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Para seguirmos progredindo, estamos buscando entidades que sejam capazes de compor parceria conosco e assim ampliarmos os atendimentos em todo o Tocantins”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

“Os representantes das APAE’s vieram mostrar os dados da produção e a atuação deles, bem como o fluxo e melhora do teste do pezinho e a capacidade operacional delas, para uma possível parceria. Futuramente será realizado um matriciamento junto a eles para que atendam as famílias mais próximas dos seus domicílios”, disse a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência/SES-TO, Rosa Helena Ambrosio.

 “Vimos como bastante produtivo esse diálogo estabelecido. Cria aí uma pauta significativa e relevante, onde nós podemos unir o trabalho intersetorial entre a saúde, assistência e a educação e propor para o Governo do Estado um trabalho de alinhamento conjunto e fortalecido junto às APAE’s do Tocantins”, pontuou a presidente da Federação das APAE’s no Tocantins, Marciane Machado.

Para o superintendente de Políticas de Atenção à Saúde/SES-TO, Robson José da Silva, “a reunião foi importante para entendermos o protagonismo das APAE’s em todos os municípios do Estado do Tocantins. Eles possuem mais de 50 unidades e destas nós vamos avaliar quais têm capacidade para atendimento da população com a APAE Clínica”.

De acordo com diretor técnico do CER IV/APAE Colinas e coordenador estadual de saúde da Federação das APAES do Tocantins, Luiz Vieira Filho, “esta reunião foi para buscar parceria, principalmente, para a reabilitação de pessoas com deficiência intelectual, do espectro autista e deficiências múltiplas e a formação de parcerias no sentido de fortalecer a rede. Além de incluir as APAE’s como pontos de assistência na rede de cuidados e atenção à saúde da pessoa com deficiência”.

 

As APAE’s

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) são entidades filantrópicas, não governamentais, com parcerias firmadas com o poder público estadual e municipal frente na área da educação, da assistência e da saúde com o objetivo de promover melhorias da qualidade de vida das pessoas com deficiência, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania, promovendo a prevenção, proteção à situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla atendidas pela instituição.

André Araújo-Governo do Tocantins

                                                              
Facebook
Twitter
WhatsApp