hora certa.

Ouça agora

SES-TO alerta a população sobre importância da imunização contra a influenza no período chuvoso

O Tocantins tem disponível mais de 100 mil doses do imunizante, em mais de 300 salas de vacinação.

 

 

Com o início do período chuvoso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta a população sobre a importância de realizar a imunização contra a influenza. Com as chuvas há a diminuição das temperaturas e aumento no número dos casos de gripe.

A SES-TO orienta a imunização contra a doença. Em todo o Tocantins são mais de 100 mil doses disponíveis contra a influenza, nas mais de 300 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos 139 municípios.

“A população precisa procurar as UBSs e realizar a vacinação contra a influenza. A imunização é essencial para a prevenção da gripe”.  Esclarece a enfermeira da Gerência de Imunização da SES-TO, Telma Regina Rodrigues Andrade.

O vírus

 

A gripe é uma infecção do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias em períodos específicos, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Influenza no Tocantins

 

Em 2021, o Tocantins registrou 03 casos de influenza A – H3N2. Em 2022, até o momento, foram registrados 134 casos de influenza A – H3N2 e 05 de influenza A – não subtipada. Em 2022, também foram contabilizados mortes pelo agravamento dos sintomas da influenza, sendo 04 óbitos devido a A – H3N2 e 01 óbito por influenza A – não subtipada.

Erlene Miranda – Governo do Tocantins

                                                              
Facebook
Twitter
WhatsApp