A qualificação é voltada para profissionais de saúde que atuam nas redes de saúde do Tocantins.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está com inscrições abertas para o curso ‘8 toques para a Leishmaniose’. A capacitação, coordenada pela Área Técnica das Leishmanioses, é voltada para profissionais da saúde e os interessados podem se inscrever até o dia 18 de maio de 2023.
A formação tem como objetivo de reduzir a letalidade por leishmaniose visceral (LV) no Tocantins, por meio da qualificação dos profissionais de saúde e da padronização das condutas de atenção e vigilância em saúde.
O curso é fruto de parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e Fundação Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e é dividido em oito módulos temáticos que contemplam atualizações em aspectos epidemiológicos, clínicos, diagnósticos e terapêuticos da LV, por meio de vídeoaulas e material para leitura ofertado na modalidade de ensino à distância (EaD), utilizando a plataforma Moodle, como ambiente de aprendizagem.
Os profissionais interessados deverão preencher o Formulário de inscrição, disponível no link: [https://forms.gle/RujqKow46K8u3xfVA], até o dia 18 de maio de 2023. Em seguida, receberão as instruções de acesso em seus e-mails cadastrados na inscrição, motivo pelo qual, é solicitado que se inscrevam utilizando seus e-mails pessoais.
O público-alvo compreende médicos (as) e enfermeiros (as) que atuem diretamente em unidades de saúde que prestam atendimento a pacientes com LV no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), além das coordenações de atenção primária e do programa de vigilância da LV, no âmbito municipal.
Acesso à plataforma
As atividades no ambiente virtual de aprendizagem estarão acessíveis aos discentes de 19 de maio a 30 de junho de 2023. Após a conclusão, os interessados poderão receber certificado de 20 horas, emitido pela Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO), desde que cumpram os critérios de certificação e encaminhem a documentação requerida dentro dos prazos estabelecidos.
Mais informações, pelo telefone: (63) 3218-4884 ou pelo e-mail: [lvtocantins@gmail.com].
Karoliny Santiago/Governo Tocantins
—