hora certa.

Ouça agora

Secretaria do Meio Ambiente e instituições parceiras alinham estratégia de atuação do projeto Foco no Fogo 2023

Na reunião, as instituições participantes do projeto conheceram a estratégia traçada para esta edição do Foco no Fogo e contribuíram com sugestões para articulação das equipes na etapa da agenda e prevenção do Comitê do Fogo.

 

 

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) se reuniu nesta terça-feira,09, na sala de reuniões da pasta, com instituições parceiras para alinhar a estratégia de atuação do projeto Foco no Fogo 2023.

No encontro, as instituições participantes das ações integradas do projeto também tiveram a oportunidade de contribuir com sugestões à articulação das equipes que atuam em campo, na etapa de prevenção da agenda do Comitê do Fogo (Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins).

O secretário Marcello Lelis pontuou a relevância do trabalho de cada instituição participante do projeto Foco no Fogo e integrante do Comitê. O secretário atribuiu o avanço do projeto e dos resultados obtidos à disposição das instituições pensarem juntas e de atuarem, de forma integrada, a cada edição do projeto desenvolvido com o empenho da secretária Executiva Karynne Sotero.

Marcello Lelis ressaltou ainda que, “o governador Wanderlei [Barbosa] entende a importância do projeto Foco no Fogo para a população para a conservação do meio ambiente, as questões do clima, geração de créditos de carbono e o desenvolvimento sustentável do Estado. Portanto, a ação se estabelece entre as protagonistas no Plano do Governo”, destacou o secretário da Semarh.

O coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Erisvaldo Alves, afirmou que o encontro é a materialização do planejamento do Comitê. Ele destacou  ainda sobre o edital de seleção de brigadistas que foi publicado para selecionar as equipes que irão para o combate e que está previsto para o mês de junho mais uma etapa de treinamento das equipes.  “Nossa expectativa é de corresponder melhor aos chamados”, frisou.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, afirmou que os estudantes são multiplicadoresefetivos das boas práticas, portanto um dos focos será ampliar a sensibilização ambiental para esse público, além das propriedades rurais. “Outro aspecto importante é a contribuição que os dados registrados no aplicativo têm para o planejamento das rotas do projeto Foco no Fogo, portanto é necessário o preenchimento do relatório de visitas”, recomendou a diretora Erliette Gadotti.

A gerente de Educação Ambiental da Semarh, Thais Marinho, reiterou a importância do preenchimento do formulário de visitas e como os aspectos abordados contribuem com o planejamento das novas edições e gestão dos resultados. “Estamos trabalhando nas configurações do aplicativo para diferentes tipos de tecnologia, contudo, mesmo sem internet, uma vez preenchido o formulário da visita, o sistema armazena os dados e esses são enviados tão logo encontre alcance de sinal”, esclareceu a gerente Thais Marinho.

Crédito: Marcel de Paula

Cleide Veloso/Governo do Tocantins

 

 
Governo do Estado do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp