hora certa.

Ouça agora

Saúde realiza primeiro Seminário de Odontologia Hospitalar

O evento discute a Construção da Política Estadual de Saúde Bucal Hospitalar no Tocantins.

 

 

Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nesta quarta-feira, 22, o I Seminário de Construção da Política Estadual de Saúde Bucal Hospitalar do Estado do Tocantins, o evento é destinado aos cirurgiões dentistas das unidades hospitalares e ambulatórios especializados e tem como objetivo principal fornecer elementos para a implantação da Política Estadual de Saúde Bucal Hospitalar.  O evento segue com programação nesta quarta-feira, 23, no auditório da Unitins,  em Palmas, até às 12h.

O Tocantins é um dos primeiros estados a instituir uma Política de Saúde Bucal Hospitalar, regulamentando o serviço de odontologia já ofertado nas unidades hospitalares, além disso, o Estado é referência no Brasil pelos atendimentos e procedimentos realizados pelo setor de Odontologia Hospitalar do Hospital Geral de Palmas (HGP), a unidade é a única no país a ofertar oito áreas de procedimentos odontológicos em um único lugar.

A Superintendente de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) da SES-TO, Juliana Veloso ressalta que “essa regulamentação visa garantir a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos tocantinenses. Onde no âmbito hospitalar serão definidas diretrizes e estratégias para a organização dos processos de trabalhos das unidades hospitalares de gestão Estadual”.

O pioneirismo também em relação à implantação da Política Estadual de Saúde Bucal Hospitalar foi o que destacou durante o encontro o Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale. “O Tocantins é o primeiro estado do Brasil a discutir a política estadual de saúde bucal em ambiente hospitalar e essa iniciativa vai de encontro ao que os profissionais e é o que a sociedade precisa em relação à saúde bucal, reforço aqui que o maior beneficiado com a implementação dessa política é o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

“A implementação dessa política e a promoção deste evento é muito importante para nós profissionais que estamos atuando nas unidades hospitalares, pois é uma oportunidade de darmos visibilidade ao trabalho que temos executado e, além disso, a regulamentação deste serviço irá oportunizar maiores recursos e consequentemente um melhor atendimento aos nossos pacientes”, destacou a bucomaxilo e coordenadora da Odontologia Hospitalar do HGP, Renata Hinhug Vilarinho Curado.

Dados

No Tocantins entre consultas e procedimentos odontológicos o Estado já realizou 35.681 atendimentos, em 2022, uma média de 3.568 atendimentos mensais em todas as unidades hospitalares.

Facebook
Twitter
WhatsApp