hora certa.

Ouça agora

Cenário epidemiológico do TO é apresentado durante Reunião Nacional de Vigilância e Controle das Arboviroses

Encontro discute enfrentamento das arboviroses no Brasil, além de trazer novas atualizações das técnicas de controle do mosquito Aedes aegypti.

 

 

A equipe da gerência de Vigilância das Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou nesta terça-feira, 22, o plano e cenário epidemiológico do Tocantins na Reunião Nacional de Vigilância e Controle das Arboviroses e Atualização nas Técnicas de Controle do Aedes aegypti, que acontece em Brasília (DF). O encontro, que segue até a sexta-feira, 25, tem como objetivo analisar e debater o cenário atual da situação epidemiológica no Brasil.

Segundo a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno, este momento nos oportuniza “conhecer o trabalho realizado nos outros Estados, além de receber atualizações sobre novas estratégias de controle vetorial, oportunizando a troca de informações entre as equipes e novas competências na prevenção e controle”.

Ainda conforme Christiane, “a equipe da SES-TO apresentou na tarde do dia 22, o cenário epidemiológico atual das arboviroses no Tocantins, as ações de vigilância, assistência e controle do vetor realizadas em 2022 e as previstas para acontecer”.

Dentre as ações apresentadas pela equipe estão: a Semana Estadual de Mobilização e Controle do Vetor, de 28 de novembro a 02 de dezembro; a VI Reunião Anual de Avaliação da Rede de Laboratórios Entomoparasitológicos para coordenadores e laboratoristas dos 139 municípios, que será realizada no dia 30 de novembro e a Reunião da Sala Estadual de Combate ao Aedes, com representantes de instituições públicas e privadas para discussão de estratégias para reduzir o impacto das arboviroses no Estado, que acontece no dia 02 de dezembro. Foram apresentadas ainda as ações previstas e perspectivas para o ano de 2023.

                                                              
Facebook
Twitter
WhatsApp