hora certa.

Ouça agora

Ruraltins mostra viabilidade em cultivo integrado do açaí, cupuaçu e baunilha do cerrado

Vitrine agrícola traz o extrativismo como alternativa para a agricultura familiar no desenvolvimento de atividade sustentável.

 

 

O consumo do açaí é cada vez maior, e para atender a essa demanda crescente, que já ganhou o mercado externo, gerando renda e emprego para muitas famílias, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) está com a implantação do projeto Frutas Amazônicas, integrando o cultivo do açaí ao cultivo de cupuaçu e aproveitamento para produção da baunilha do cerrado. Essa unidade demonstrativa de cultivo consorciado será uma das vitrines do órgão na 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022).

Alinhada ao tema central desta edição Integrar, Intensificar para Preservar, “essa vitrine agrícola traz o extrativismo como alternativa para a agricultura familiar no desenvolvimento de uma atividade sustentável capaz promover a geração de emprego e renda às famílias no campo”, explicou o diretor de Ciência, Pesquisa e Inovação, Kin Gomides.

Ainda segundo o diretor, essa vitrine, assim como outras que estão sendo instaladas na área do Ruraltins, foram implantadas baseadas no levantamento da demanda junto à Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa) de Palmas, para atender o mercado de Palmas e região.

Além das frutas amazônicas, na mesma área o órgão está apostando no cultivo da baunilha do cerrado ou da baunilha-banana. “A intenção do cultivo das orquídeas amarelas, de onde vem a baunilha do cerrado, é avaliar a viabilidade econômica dessa especiaria, que cresce naturalmente no bioma cerrado e está listada como uma das iguarias mais valiosas do mundo”, explicou o diretor.

A área plantada para essa unidade demonstrativa é de 5.000 metros com as variedades de açaí BRS Pará que já está em produção e serve de sombra para o cultivo do cupuaçu, e de suporte para a baunilha do cerrado.

AGROTINS

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt), da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

Facebook
Twitter
WhatsApp