hora certa.

Ouça agora

Capacitação de bombeiros militares na condução de cães farejadores, tem participação de dois tocantinenses

Dois bombeiros militares tocantinenses que integram a Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), participam da Capacitação na Condução de Cães Farejadores, em Cáceres – MT. Serão 15 dias de aprendizado. A formação começou dia 26 de abril, e termina dia 11 de maio.

 

 

O evento é nacional e conta com a participação de 31 bombeiros militares de 14 estados, sendo: Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins.

 

As aulas ocorrem na sede da 2ª Companhia de Bombeiros Militar. A turma também compõe o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), e assim pode atuar nas missões de busca e localização de vítimas desaparecidas em desastre em qualquer parte do país.

A capacitação conta com nove cães farejadores, que ajudam nas ações práticas das disciplinas, ministradas por instrutores do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc).

 

O curso reúne alguns dos melhores instrutores do país no treinamento de cães farejadores. Entre os colaboradores em Cáceres, existem bombeiros militares que atuaram em desastres nas regiões de Brumadinho e Mariana (MG), Rio de Janeiro, Santa Catarina e outros do próprio Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará.

 

O curso é promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).

 

Tocantins

 

Do Tocantins, participam o sargento Magno e o cabo Alexandre Velasco. Velasco, inclusive, acumula boa experiência nos trabalhos de busca e salvamento, tendo participado das ações em Petrópolis – RJ, no início deste ano, quando dezenas de pessoas morreram soterradas por conta do deslizamento de encostas na cidade.

 

A localidade

 

A cidade de Cáceres está localizada na Região Sul do Mato Grosso, às margens do Rio Paraguai e na fronteira com a Bolívia. Ela fica a cerca de 217km de Cuiabá.

 

Cáceres é uma das cidades mais antigas do Mato Grosso, fundada em 1778 (243 anos), sendo também um importante polo turístico mato-grossense.

Facebook
Twitter
WhatsApp