A ação de humanização no atendimento hospitalar contempla aproximadamente 300 usuários por mês.
Uma ação tem feito a diferença para diversos pacientes internados no Hospital Geral de Palmas (HGP). O projeto ‘Cinema no AP’, idealizado por meio do setor de Humanização, busca minimizar o impacto da hospitalização, a ansiedade e levar entretenimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação contempla em torno de 300 usuários por mês.
Uma destas pacientes é a dona de casa, Gracilene Rodrigues, moradora de Palmas que está internada. “Amei este projeto pois ajuda a distrair e esquecer os problemas de saúde. A gente desliga um pouco da rotina e me senti muito bem com isso”, comentou.
De acordo com a supervisora de Humanização do HGP, Goiamara Borges, “esta iniciativa tem uma grande relevância para nossos pacientes e acompanhantes, é desenvolvido focado na assistência humanizada, seguindo a Política Nacional de Humanização e tem mudado a rotina destas pessoas. Contamos com uma equipe capacitada e empenhada, que atua para atender os pacientes e voluntários que colaboram”, afirmou.
A servidora Maysa Sousa é uma das profissionais do setor de Humanização e atua na ludoteca. ”É uma forma de a gente levar entretenimento e vejo a alegria dos pacientes quando chego com o cinema no leito. Tal iniciativa tem um papel fundamental que auxilia na recuperação dos usuários que vêm sendo assistidos pela equipe multiprofissional. É gratificante meu trabalho”, concluiu.
Como funciona?
Após os pacientes agendarem o horário e escolherem o filme, de segunda a sábado, no Setor de Humanização, leva um equipamento de TV e um DVD com a opção de escolha de filmes pelo paciente e acompanhante que assistirão no apartamento. A programação dispõe de filmes conhecidos do grande público e documentários.
Luciana Barros/Governo do Tocantins