Ouça agora

Profissionais do HGP são capacitados pelo projeto internacional Angels para atender pacientes com AVC

A unidade hospitalar é a primeira pública no Tocantins a ser contemplada pela iniciativa.

 

 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e de incapacidade adquirida, em todo o mundo e o tempo é fator relevante, quanto mais rápido o atendimento, maiores são as chances de recuperação. Diante disso, o projeto Angels, de iniciativa privada, selecionou diversos hospitais em todo o país, entre eles, o Hospital Geral de Palmas (HGP), o único público no Estado, para implementar ações de atenção aos pacientes. Em todo setembro, cerca de 214 profissionais (enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e fisioterapeutas), da unidade foram capacitados  por meio da Linha de Cuidado AVC – Iniciativa Angels.

A Iniciativa Angels é um projeto internacional e atua em mais 144 países, mais de 5000 hospitais no mundo, ajudando as instituições no processo de implementação e qualificação para atender o paciente com AVC.

O consultor científico da Iniciativa Angels e funcionário da Boehringer Ingelheim, Alessandro Rômulo Alencar explica que “nosso objetivo é tornar os hospitais como centros referenciais no atendimento aos pacientes com AVC. Atuamos no auxílio na elaboração de fluxo de atendimento de pacientes com AVC, na educação continuada sobre a doença, além de aprimorar a prática de gestão. O HGP é o único hospital público do Tocantins a fazer parte. Terão outras etapas sistematizadas nesse processo até se tornar um centro referenciado”, salientou.

De acordo com o médico especialista em neurologia vascular e coordenador da Unidade de Cuidado Agudo ao AVC do HGP, Marcelo Cabral, “nós realizamos assistência de vários  tipos de pacientes incluindo isquêmico e  hemorrágico   e o   tempo é primordial quando se trata de AVC. Sabemos que quanto mais conhecimentos para profissional, melhor será a assistência ao paciente. Nosso objetivo principal enquanto unidade do AVC é diminuir  a mortalidade e o tempo de internação e consequentemente a  chance de sequelas e salvar vidas e poder contar com a  Iniciativa Angels é de grande valia para o hospital”, disse.

Para  o diretor geral, Leonardo  Toledo “é uma satisfação poder contar com um projeto como este. Nosso foco é atender o usuário com Sistema Único de Saúde com qualidade e este suporte desse projeto vem fortalecer os serviços de saúde e qualificar nossos profissionais com relação ao atendimento de pacientes com AVC”.

A fisioterapeuta Andreia Teles, foi uma das profissionais que participou da qualificação. “Oferecer capacitação aos servidores traz qualidade no atendimento aos pacientes assim como saber identificar determinadas situações em tempo hábil. A partir do treinamento da Iniciativa Angels, os profissionais adquirem habilidades com auxílio de protocolos e estratégias, podemos proporcionar um atendimento de forma rápida, eficaz, nos casos de AVC é fundamental para evitar óbitos e possíveis sequelas”, concluiu.

Unidade do AVC

A Unidade de Cuidados Agudos do AVC (U-AVC) foi criada no HGP,  em 2016. Com o serviço o hospital passou a ser referência para o atendimento aos pacientes com AVC, realizando o procedimento com o uso de trombolítico, conforme protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. Conta com uma equipe multiprofissional  capacitada que oferece assistência 24h.

Sinais e sintomas de AVC

Fraqueza de um lado do corpo

Dificuldade para falar

Perda de visão

Perda da sensibilidade de um lado do corpo

Alterações motoras

Paralisia de um lado do corpo

Distúrbio de linguagem

Distúrbio sensitivo

 

Luciana Barros/Estado do Tocantins                     

Facebook
Twitter
WhatsApp