Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Coronel Márcio Antônio teve nomeação publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) nesse sábado, 27.

 

 

O Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, nomeado novo Comandante da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), pretende elevar o policiamento ostensivo, aumentando a presença da polícia nas ruas a fim de combater diretamente a onda de violência registrada na capital, Palmas, neste último mês. Ele passou a assumir a liderança da corporação nesse último sábado, 27, quando teve seu nome publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Outro ponto importante será a reativação dos destacamentos desativados em algumas cidades”, pontua o Coronel Barbosa, ao salientar que essa ação será possível devido à formação dos novos 1 mil policiais que estão concluindo o Curso de Soldado.

Márcio Antônio Barbosa de Mendonça reconhece o desafio que tem pela frente, mas garante que “buscará honrar a confiança depositada”, fortalecendo a instituição baseando-se na tríade: “efetivo, logística e formação”.

Ainda em relação aos homicídios ocorridos em Palmas, Coronel Barbosa destaca a necessidade de recobrir as Unidades de área para uma reestruturação e fortalecimento das especializadas, principalmente da Força Tática e Rotam, com atuação em todo o Estado.

Com o objetivo de blindar o Estado do Tocantins, o Coronel Barbosa destaca a Operação Hórus, que está em andamento, e visa reforçar o policiamento nas áreas de divisa a fim de impedir a entrada de produtos de contrabando, descaminho e tráfico.

Perfil

O Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça é do Quadro Operacional da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e natural de Goiânia (GO). Ele é Formado pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, onde foi declarado aspirante a oficial no ano de 2001.

Coronel Barbosa se formou Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policia Militar de Minas Gerais, realizou vários cursos de especialização da área. Como docente, ele desempenhou suas atividades dentro de PMTO como instrutor de Legislação de Trânsito para alunos do Curso de Formação de Oficiais, Curso de Habilitação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e Cursos de Habilitação de Sargento e Cabo e Legislação Específica para o Curso de Formação de Soldado.

Na área operacional, possui Curso de Tiro Policial Método Giraldi, Curso de Identificação Veicular ministrado pela Polícia Rodoviária Federal, Curso de Segurança Física e Dignitários pela TEES Brazil na cidade de Curitiba-PR e Curso Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e Crime Organizado.

Possui diversas condecorações, dentre elas, Medalha por tempo de serviço na PMTO (10 anos), Medalha Tiradentes conferida pelo Governador do Estado do Amazonas, Medalha Guardião conferida pelo Gabinete Militar da Governadoria do Estado de Goiás, Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II conferida pelo Corpo de Bombeiro Militar do Tocantins e Medalha Tiradentes Grã Mestre conferida pela Polícia Militar de Goiás .

Na corporação exerceu diversas funções operacionais, administrativas e de comando, como o comando e subcomando de Unidades e ultimamente desempenhava a função de  Secretário Chefe da Casa Militar.

Kaio Costa/Estado do Tocantins

Anúncios

Recentes