Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

I Encontro dos Coordenadores Municipais de Controle do Tabagismo e a I Exposição de Experiências Municipais do Programa Nacional de Combate ao Fumo acontecem nesta segunda-feira, 29.

 

 

Iniciando a semana de programação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado nesta segunda-feira, 29, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), promove o I Encontro dos Coordenadores Municipais de Controle do Tabagismo e a I Exposição de Experiências Municipais do Programa Nacional de Combate ao Fumo (PNCT). A semana é organizada pela Coordenadoria Estadual do Programa do Tabagismo e as ações seguem até o dia 2 de setembro.

A agenda tem como objetivo discutir ações voltadas à conscientização da importância do controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. “Este evento será de muita valia, pois estaremos oportunizando a divulgação dos trabalhos que são realizados nos municípios, momento este, que proporcionará as trocas riquíssimas de experiências dos territórios para o avanço do controle do tabagismo no nosso Estado”, explicou a coordenadora do PNCT do Tocantins, Andréa Cristina Alves da Silva.

Atualmente o Tocantins conta com 60 municípios participantes do Programa Nacional de Controle do Tabaco. São 120 unidades de saúde que ofertam o tratamento ao tabagista, com 1.481 homens e 1.698 mulheres atendidos no período entre 2018 e 2021. No total o Estado possui 152.103 pessoas fumantes.

Capacitação

Para dar seguimento aos temas contemplados no projeto “Aprimoramento da Política Nacional de Controle do Tabaco no Brasil”, onde o estado do Tocantins foi selecionado como representante da Região Norte do Brasil, o Estado receberá entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, uma equipe técnica do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) para a realização da “Capacitação sobre Legislação e Fiscalização em Controle do Tabaco para Profissionais das Vigilâncias Sanitárias e Procons do estado de Tocantins”.

A iniciativa para monitorar as ações pactuadas é promovida pelo INCA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela OPAS, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). “O curso ocorrerá em formato híbrido nos dias 30 e 31 de agosto. Os profissionais das vigilâncias e Procons aqui do Tocantins estarão reunidos presencialmente no auditório da Unitins em Palmas”, finalizou Andréa Cristina.

 

Mariana Ferreira/Estado do Tocantins

Anúncios

Recentes