Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O material recebido pela Secretaria de Estado da Saúde beneficiará os pacientes atendidos nos Centros Especializados em Reabilitação.

 

 

Na quarta-feira, 28, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu três mil bolsas de colostomia para atender pacientes ostomizados no Tocantins. O material será destinado aos pacientes, os quais serão informados pelas equipes da Pasta, sobre a disponibilidade do material nas unidades dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) e o agendamento da retirada dos itens, que deve ocorrer na próxima semana.

A gerente da área técnica da Pessoa com Deficiência da SES-TO, Débora Cirqueira, informou que “o material estava em falta, pois não havia processo de compra e tivemos que abrir um processo licitatório para aquisição desse insumo, procedimento que leva um tempo, por causa dos trâmites legais. A nossa preocupação era poder atender esses pacientes, por isso foi feito uma baixa em Ata e assim com essas três mil bolsas iremos conseguir atender nossa demanda, por uns três meses, tempo em que se finaliza o processo de aquisição de mais 100 mil bolsas, para atender as demandas do ano de 2023”, explicou.

“Estamos atentos às necessidades e vamos continuar contribuindo para que as pessoas ostomizadas, no Tocantins, tenham mais qualidade de vida. Nossas equipes são orientadas a trabalhar com planejamento, para que possamos garantir um atendimento continuado em todas as áreas de atuação do Sistema Único de Saúde, conforme nos determinou o governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

O que é ostomia?

A ostomia, ou estomia de eliminação, é um procedimento cirúrgico realizado quando é preciso construir um novo trajeto para eliminar a urina e as fezes. Geralmente, é realizado depois de condições traumáticas ou patológicas, tais como perfurações no abdômen, doenças no intestino, no reto e na bexiga, que podem gerar necessidade de uma ostomia para a preservação da vida.

Dayana Nascimento/Governo do Tocantins

Anúncios

Recentes