Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Casa oferece hospedagem e alimentação para pacientes de hospitais públicos de Palmas e seus acompanhantes.

 

 

 

Com 17.511 atendimentos de janeiro a novembro de 2022, a Casa de Apoio Vera Lúcia tem sido um importante amparo para pessoas do interior do Tocantins e outros estados que precisam vir a Palmas para realizar tratamento médico ou acompanhar familiares nessa condição. A Casa é mantida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas),e oferece hospedagem e três refeições diárias a seus usuários.

Para o secretário da Setas, Zorivan Monteiro,  a Casa de Apoio é um importante projeto do Governo do Tocantins mantido com verba 100% estadual e que demonstra um dos importantes papeis estatais, o amparo às pessoas em seus momentos de infortúnio. “Nada nos fragiliza mais que a falta de saúde, seja nossa  ou de familiares e poder oferecer apoio às pessoas nesses momentos é primordial”, completa o gestor.

A Casa que conta com 120 leitos tem feito a diferença na vida de pessoas como Auricelia Vieira Rodrigues, moradora do município de Itaporã, a 229 km da capital. A hóspede usa os serviços da Casa desde que descobriu a doença da filha há 15 anos e comenta: “Sempre fui muito bem atendida e muitas vezes tive aqui mais do que tenho na minha própria casa. Só tenho a agradecer a Deus e todos que fazem parte desse projeto. Não sei o que faríamos em Palmas sem esse atendimento”.

Quem também contou sua experiência foi a paciente oncológica, Renilde Vieira da Silva, moradora do município de Darcinópolis, a 464 km de Palmas. “Tem 10 anos que faço tratamento no Hospital Geral de Palmas (HGP) e sempre fico na Casa de Apoio. Eu agradeço a Deus por ter esse lugar para nos acolher, pois é muito caro pagar hotel e eu não teria condições. Só tenho a agradecer a todas as pessoas maravilhosas que cuidam de nós aqui”, disse Renilde.

Como acessar o serviço

Os hóspedes são pacientes dos hospitais públicos de Palmas, Hospital Geral, Maternidade Dona Regina e Hospital Infantil. A triagem e encaminhamento para hospedagem é realizada pelas assistentes sociais, nos hospitais citados.

Estrutura

A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.

Localização

A instituição está localizada a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos de saúde.

Lara Cavalcante/Governo do Tocantins; Fotos: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Anúncios

Recentes