Documento retira o campo “sexo” e unifica o campo “nome”, sem distinção entre o nome social e o nome de registro civil.
No mês da Visibilidade Transexual, o Governo do Tocantins inicia a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) mais inclusiva, que retirou o campo “sexo” e unificou o campo “nome”, sem distinção entre o nome social e o nome de registro civil.
De forma gratuita, a nova Carteira começou a ser emitida no Tocantins, dia 12 de janeiro pelo Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO) e marca um novo tempo na garantia de direitos humanos em todo Brasil, sobretudo dos homens e mulheres transexuais, como reforça o diretor de Diversidade e Inclusão Social da Seciju, Wemerson Lima.
“É uma honra fazer parte da história que está sendo reescrita de forma mais inclusiva. O nosso papel é garantir direitos fundamentais e acompanhamos todo o processo e hoje, poder viver esse momento histórico no mês da visibilidade transexual, é muito importante para dar notoriedade às mulheres e aos homens transexuais”, enfatiza o diretor e reforça o convite às pessoas transexuais.
Mais inclusão
O novo documento atende a um pedido do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania fortalecendo a garantia de direitos da comunidade LGBTI+ e pode ser feito no Instituto de Identificação pelo site da SSP (https://iito.ssp.to.gov.br/
(Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins)
Por Márcia Rosa/Governo do Tocantins – 26.01.2024