hora certa.

Ouça agora

Estudantes do Ensino Médio e EJA da rede estadual podem se inscrever na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

A 3ª edição da Feira ocorrerá entre os dias 23 a 26 de junho, totalmente on-line.

 

Os Alunos do Ensino Médio e EJA da rede estadual de educação podem participar da 3ª edição da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). A Feira ocorrerá entre os dias 23 e 26 de junho, de forma virtual. O evento é aberto para participantes que tenham projetos de pesquisa e demais interessados que desejam participar de palestras e discussões atuais sobre ciência, tecnologia e inovação. As inscrições vão até dia 20 de abril para estudantes com projetos e 28 de maio para estudantes sem projetos, no site www.fbjc.com.br.

Os participantes concorrem a prêmios em dinheiro, além de credenciais para a Conferência Internacional de Jovens Cientistas 2023 e feiras nacionais, além de reconhecimentos de instituições como a Academia Nacional de Engenharia (ANE), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Embaixada dos EUA, e a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). Os melhores colocados por área do conhecimento e as equipes destaques da Maratona de Inovação receberão medalhas.

O encontro tem o propósito de transformar a nova geração de cientistas. Nas últimas duas edições a FBJC recebeu a participação de 466 projetos finalistas e impactou mais de 2 mil alunos de todas as regiões do Brasil. Dentre eles, 75% eram de instituições públicas de ensino. A Feira já contou com a participação de 700 avaliadores universitários e a presença palestrantes como o youtuber Felipe Castanhari e os cientistas Marcelo Gleiser, Márcia Barbosa e Jaqueline Góes.

Segundo a organização, o objetivo central do evento é democratizar o acesso à ciência para jovens. Para isso, facilita o alcance de oportunidades científicas, além de integrar, desenvolver, conectar e valorizar o potencial de jovens cientistas e o impacto de seus projetos. Neste ano, a programação inclui workshops, apresentação dos projetos, atividades interativas e culturais e uma Maratona de Inovação, atividade interativa na qual as equipes deverão buscar soluções inovadoras e criativas para desafios indicados por iniciativas e organizações brasileiras de impacto social.

 

Willian Alves/Governo do Tocantins

 Foto: Marcio Vieira/Governo do Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp