Levantamento de dados é realizado em todas as escolas públicas e privadas do país.
Encerra-se, nesta segunda-feira, 31, o prazo para a coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2023, que está sendo feito no modo on-line no Sistema Educacenso. A coleta está sendo realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), que apura dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais em sala de aula.
A segunda etapa da coleta do censo será realizada em fevereiro, que constará da inserção no sistema das informações a respeito do movimento, isto é, quantos alunos foram transferidos, faleceram ou deixaram de frequentar a escola, como também do rendimento dos estudantes, quantidade de aprovados ou reprovados.
A divulgação dos dados referentes a esta primeira etapa do Censo Escolar acontecerá em janeiro de 2024.
O Censo Escolar é a principal estatística da educação básica, é coordenado pelo Inep, com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação. O levantamento de dados é realizado em todas as escolas públicas e privadas do país e abrange as diferentes realidades da educação básica, como o ensino regular, a educação especial, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a educação profissional e tecnológica.
O Censo Escolar é base de referência para as políticas educacionais e para as transferências de recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e para o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A pesquisa também subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e outros programas.
A diretora Glaucia Gomes dos Santos, do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, localizado na cidade de Aparecida do Rio Negro, já respondeu ao Censo Escolar, comentando a exatidão e abrangência dos dados referentes à educação no País, ela aponta a importância do empenho e esforço da escola para fornecer informações detalhadas sobre a infraestrutura, os recursos e corpos docente e discente. “Como instituição de ensino, desempenhamos um papel vital no processo de melhoria das políticas públicas educacionais, por isso as respostas precisam ser verídicas, pois é por meio do Censo Escolar que o Governo Federal obterá uma radiografia completa do sistema educacional, identificando desafios, lacunas e necessidades em diferentes regiões e níveis de ensino. É com base nesses dados que são elaboradas políticas mais eficazes e equitativas direcionadas para atender às demandas específicas de cada instituição e região”, destacou.
Fotos: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins
Diretoria de Comunicação
comunicacao@seduc.to.gov.br
Secretaria da Educação