Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

E segue nesta terça-feira (17),o evento de posse  com a celebração de uma missa na Catedral Nossa Senhora das Mercês.

 

Fiéis fizeram uma carreata, nesta segunda-feira (16), para recepcionar o novo bispo da Diocese de Porto Nacional, dom José Moreira da Silva. O novo líder percorreu ruas e avenidas em carro aberto e recebeu o carinho dos moradores da cidade.

Dom José assume o cargo religioso após o pedido de renúncia da função apresentado por dom Romualdo Matias Kujawski ser acolhido pelo papa Francisco.

“A festa começou ontem e foi dividida em três momentos. Nós tivemos primeiro uma grande carreata, no posto do trevo, saída para Palmas, recepcionando o nosso bispo em direção à praça do Centenário e lá foi a recepção das autoridades civis e políticas, como o vice-governador Laurez Moreira representando o estado, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, padres, o arcebispo de Feira de Santana (BA) e outras autoridades”, contou o pároco da catedral, padre Eldinei Carneiro.

Da praça, os fiéis e autoridades seguiram para a Catedral Nossa Senhora das Mercês, onde as autoridades eclesiáticas foram recepcionadas.

“Foi cantado o hino, os cânticos marianos de Nossa Senhora das Mercês dando as boas-vindas a Dom José Moreira”, explicou o padre.

O evento segue nesta terça-feira (17) com uma missa às 19h. A expectativa é reunir um grande número de pessoas. Para comportar o público, uma estrutura foi montada do lado de fora do templo, com telões, tendas e cadeiras. Além disso, a missa será transmitida ao vivo na TV Assembleia.

O bispo vai administrar mais de 40 paróquias, dentre elas, duas localizadas nas cidades de Monte Alegre e Campos Belos (GO).

“A expectativa é grande. Dom José Moreira saiu do nosso meio, é um padre que passou por importantes cidades, como Gurupi, Taguatinga, Arraias, Campos Belos e Porto Nacional. É um padre que conhece a nossa história”, finalizou o padre Eldinei.

Quem é dom José Moreira

Dom José Moreira da Silva nasceu em Ponte Alta do Tocantins (TO). Cursou Teologia e Filosofia no Seminário Santo Antônio em Juiz de Fora (MG). Sua diocese de origem é Porto Nacional, onde desenvolveu seus trabalhos pastorais na condição de presbítero. Sua ordenação presbiteral se deu em 17 de janeiro de 1982.

Foi nomeado bispo de Januária em 12 de novembro de 2008, pelo então Papa Bento XVI. Sua ordenação episcopal foi em 17 de janeiro de 2009 na Catedral Diocesana de Porto Nacional, tendo como bispo ordenante o então Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri.

Desde o ano de 2015 é bispo referencial da Cáritas Regional Minas Gerais e escolheu como lema episcopal “Misericordia in veritate” (Misericórdia na verdade).

Anúncios

Recentes