A oficina faz parte do “Projeto Artesãos do Futuro”, executado pela Seciju desde 2021
Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa da Unidade de Semiliberdade Masculina (USL) de Gurupi, administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), participaram na última semana, da oficina de Origami, técnica japonesa milenar que envolve a criatividade, atenção e concentração.
A oficina faz parte do “Projeto Artesãos do Futuro”, executado no pela Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju com recurso proveniente da Emenda Parlamentar Impositiva da Deputada Luana Ribeiro destinada ao Sistema Socioeducativo do Tocantins. O objetivo é levar cultura, criatividade e momentos de lazer para adolescentes das nove unidades socioeducativas do Tocantins por meio de oficinas de artesanatos utilizando técnicas e materiais diferenciados.
O chefe da USL masculina, Ricardo Figueiredo, pontuou que é necessário desenvolver a imaginação dos adolescentes. “Essas oficinas têm como objetivo trabalhar habilidades, criação, imaginação nos adolescentes por meio da arte e até mesmo ter esse trabalho como uma fonte de renda”, explicou.
A ação foi conduzida na Unidade pela agente especialista socioeducativo – pedagoga, Clecyane Alves, e agente especialista socioeducativo – assistente social, Tânia Maria Albuquerque, contando também com a colaboração dos agentes de segurança socioeducativo, Antônio Jadson e Kesley Ronnie, ambos com conhecimento de algumas técnicas e que auxiliaram na dinâmica.
A pedagoga à frente da oficina, Clecyane Alves, fala sobre a participação dos adolescentes nas atividades. “O envolvimento dos adolescentes na oficina me surpreendeu. Às vezes pensamos que eles não gostam e acabam entregando trabalhos surpreendentes, se envolvendo com leveza e se ajudando, o que é muito satisfatório vê e fazer parte dessa interação entre eles”, enfatizou.
Durante a oficina com duas horas e meia de duração, os adolescentes aprenderam sobre a técnica e produziram materiais artísticos como copo, gato, cachorro, cigarra, coração, caixas e Tsuru, ave sagrada do Japão, considerado um dos mais tradicionais da cultura japonesa.
Artesãos do Futuro
O projeto vislumbra a disponibilização de materiais para realização de atividades manuais de cunho pedagógico para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em todo o estado.
(Edição: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins)