hora certa.

Ouça agora

O Governador do Tocantins Wanderlei Barbosa anuncia fim da obrigatoriedade ao uso de máscaras em locais abertos no estafo

Medida foi anunciada durante evento de apresentação dos alunos-soldados da Polícia Militar. Governador retirou a máscara e pediu que os presentes seguissem o exemplo.

 

O governador Wanderlei Barbosa anunciou na tarde desta segunda-feira (21) o fim da obrigatoriedade ao uso de máscaras em locais abertos em todo estado do Tocantins. O anúncio ocorreu durante a solenidade de ingresso dos novoscalunos-soldados da Polícia Militar.  A medida ainda deverá ser publicada no Diário Oficial.

 

Durante o evento Wanderlei Barbosa retirou a própria máscara e ainda pediu que os presentes seguissem o exemplo. O evento contava com a participação de mais de 860 alunos-soldados, além de oficiais da Polícia Militar, políticos, convidados e a imprensa.

“Não podemos fazer de conta e não enxergar o que está acontecendo. As pessoas já estavam abdicando [ao uso da máscara], aquelas que estão vacinadas, e nós vacinamos no estado 70% da população. Não tivemos mais óbitos ultimamente, o número de infecção diminuiu bastante. Então não vamos mais ficar o tempo todo usando a máscara enquanto o país não está mais usando”, justificou o governador.

De acordo os dados do Vacinômetro, página que monitora a imunização no Tocantins, o estado tem 76,81% da população vacinada pelo menos com a primeira dose contra Covid-19. O percentual de moradores que completou o esquema vacinal é de 62,53%. Por outro lado, apenas 19,44% tomaram a dose de reforço.

Wanderlei também afirmou que dentro das próximas semanas pretende flexibilizar o uso da máscara em ambientes fechados. “Aqueles que não têm [comorbidade] podem tirar a máscara em lugares abertos. Inclusive, dentro de dez dias nós teremos um novo decreto para observar em lugares fechados.”

O uso de máscaras foi decretado pelo governo estadual no início de 2020,após o Palácio Araguaia recuar de uma tentativa de flexibilizar a abertura do comércio ainda no início da pandemia.

Atualmente o estado vem apresentando baixo número de contágio da Covid-19. Nesta segunda-feira, por exemplo, foram contabilizados 229 novos casos e nenhuma morte foi registrada. Desde o início da pandemia o estado soma 301.866 diagnósticos e 4.140 óbitos.

Obrigatoriedade nas principais cidades

 

Em Araguaína, no norte do Tocantins, o item de proteção deixou de ser obrigatóriao no início de março  e desde então é  apenas recomendado.

A Prefeitura de Gurupi informou que continua obrigatório o uso de máscaras de proteção no município. O decreto que estabelece essa medida está em vigor até o próximo dia 29 de março de 2022.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp