hora certa.

Ouça agora

Ação da Polícia Civil do Tocantins resulta no indiciamento e prisão de homem suspeito de praticar tráfico internacional de drogas

Veículo do investigado foi abordado quando passava pelo Tocantins carregado com quase meia tonelada de drogas.

 

 

Um homem de 39 anos, investigado por tráfico internacional de drogas e também por falsificação de documento público, foi preso na tarde desta sexta-feira, 31, na cidade de Cuiabá (MT), durante uma ação conjunta de combate à criminalidade, realizada pelas Polícias Civil do Tocantins e do Mato Grosso, através da Delegacia de Vila Bela e pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

 

O delegado Antônio Bandeira, titular da 16ª Delegacia de São Miguel do Tocantins, explica que as investigações em torno do fato tiveram início, no dia 10 de agosto de 2022, quando policiais militares efetuaram a apreensão de um caminhão-guincho, que vinha da cidade de São Domingos (PA), e tinha como destino a cidade de Imperatriz (MA).

 

“Ocorre que naquele dia, o guincho trazia uma camionete, Fiat Strada, que havia quebrado. Ao realizar buscas no interior do utilitário, os policiais militares localizaram e apreenderam 470 tabletes de maconha, totalizando 423 kg da droga”, informou a autoridade policial.

 

No momento da abordagem, um dos indivíduos, que dirigia a pick-up e estava com os dois funcionários do guincho, conseguiu fugir do cerco policial e abandonou o veículo. Os dois funcionários, os veículos e o entorpecente foram levados para a Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguatins. Como não ficou constatada a participação dos dois homens no crime, eles foram liberados.

 

Contrato falso

Com o aprofundamento das investigações, a fim de descobrir quem seria o dono dos quase 500 kg de drogas, a equipe da 18ª DP chegou até o homem, de 39 anos, que reside no Mato Grosso. “Em um primeiro momento, ao ser ouvido, ele nos disse que tinha vendido o veículo há cerca de três meses, e que o carro não seria mais seu. Para tentar validar sua versão, o homem apresentou um contrato de compra e venda, firmado em um cartório do Estado de São Paulo e que despertou suspeitas, uma vez que apresentava indícios de falsificação”, disse o delegado.

 

Desse modo, após contatar o referido cartório foi constatado que, de fato, se tratava de um documento falso. Desse modo, não restou mais dúvidas, que de o indivíduo era de fato o dono do veículo e também do entorpecente. “As investigações apontaram que trata-se de um homem com passagem por tráfico de drogas no Estado de Goiás e que movimentava grandes quantidades de drogas”, ressaltou o delegado Bandeira.

 

Diante dos fatos, o homem foi indiciado pelos crimes de falsificação de documento e também tráfico interestadual de drogas, sendo que a autoridade policial, também representou pela sua prisão preventiva, a qual foi deferida pela 1ª Escrivania Criminal de Itaguatins.

 

De posse do mandado de prisão, foi feito contato com a Polícia Civil do Mato Grosso, por meio da Delegacia da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade e também da Gerência de Combate ao Crime Organizado de Cuiabá, e após compartilhamento de informações, os policiais mato-grossenses efetuaram a prisão do homem, na tarde da sexta-feira, na capital do Estado.

 

Após ser capturado, o indivíduo foi recolhido ao presídio central de Cuiabá, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário do Estado do Tocantins. Na oportunidade, o delegado Antônio Bandeira ressaltou a importância da prisão, uma vez que trata-se de um homem de alta periculosidade e atua no tráfico de drogas no Brasil e no exterior.

 

“A prisão desse indivíduo é de suma importância, uma vez que o montante de entorpecente apreendido e que seria de sua propriedade estava avaliado em dezenas de milhares de reais e abasteceriam pontos de vendas no Estado do Maranhão”, disse.

 

Incineração das drogas

 

Os mais de 420 kg de drogas foram incinerados pela Polícia Civil, durante uma ação realizada em uma cerâmica, na cidade de Araguatins, no dia 22 de setembro de 2022.

Homem preso pode ter movimentado grande quantias de drogas

 

Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins

Foto -DICOM SSP TO

Facebook
Twitter
WhatsApp