hora certa.

Ouça agora

Tocantins mostra experiência com a Sala de Situação de Saúde, em Brasília

O Estado foi convidado para contribuir na implantação do Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica.

 

 

Na segunda-feira, 06, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou de uma reunião promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde (MS), em Brasília. O objetivo do evento foi fortalecer a troca de experiências entre parceiros e especialistas visando fornecer subsídios técnicos para qualificar o projeto de implantação do Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica.

O analista em Tecnologia da Informação da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da SES-TO, Wagner Santos de Jesus, representou o Tocantins no evento e destacou que “o atual cenário global de saúde, a capacidade de análise epidemiológica de dados é fundamental para a prevenção, controle e resposta eficaz a doenças e ameaças à saúde pública. Reconhecendo essa importância, o Ministério da Saúde deu um passo significativo em direção ao fortalecimento da vigilância em saúde e ambiente ao promover esse evento”.

Durante o evento, o representante tocantinense apresentou de forma detalhada os avanços significativos alcançados pelo Tocantins, até o momento, com o monitoramento dos dados epidemiológicos. Na apresentação foram destacados os painéis que já estão disponíveis tanto para o público em geral quanto para as áreas técnicas, tocantinenses, demonstrando o compromisso em promover a transparência e o acesso às informações à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado.

O Centro de Inteligência visa fortalecer ferramentas e recursos necessários para a análise e interpretação de dados epidemiológicos, o que permitirá uma resposta mais rápida e eficaz aos surtos, assim como a adoção de medidas preventivas direcionadas.

 Foto: Laudomiro Franscisco Bezerra/Ministério da Saúde

 Dayana Nascimento/Governo do Tocantins

 

                                                              
Facebook
Twitter
WhatsApp