Ouça agora

SES-TO promove oficina sobre Manuseio e Operacionalização dos Sistemas de Produção da Saúde

A oficina objetiva diagnosticar e identificar as dificuldades e problemas nos setores de faturamento para alimentação dos sistemas SAI e SIH.

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza na quarta-feira, 21, a 1ª oficina integrada de apoio técnico sobre manuseio e operacionalização do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) e Sistema de Informação Hospitalar (SIH). O encontro organizado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) reúne os servidores do setor de faturamento de sete unidades hospitalares.

A oficina tem como principal objetivo diagnosticar e identificar as dificuldades e problemas nos setores de faturamento que tem impedido que os dados sejam fidedignos ao que vem sendo executado dentro das unidades hospitalares e assim garantir o repasse Federal para a manutenção de cirurgias eletivas previstas no Plano Estadual.

“Fizemos um diagnóstico situacional do faturamento nos sistemas do Ministério da Saúde, o SAI e o SIH, e vimos a necessidade de melhorar esses indicadores acerca da inserção da nossa produção executada, porque na prática executamos muitas ações de serviço na rede da atenção a saúde do Estado, mas a alimentação dessas informações estão se perdendo, assim a intenção é verificar quais são os problemas e ter esse apoio de executar o serviço para melhoria desses indicadores”, destacou a superintendente da SPAS, Juliana Veloso.

O coordenador do setor de Faturamento do Hospital Regional de Miracema, Evânio Castanheira, destacou que “não tínhamos dimensão da importância do serviço que realizamos no setor de faturamento vimos aqui os dados que demonstram que boa parte deste recurso enviado pelo ministério aparece como não utilizado e que isso infelizmente prejudica a gestão desses recursos e até a possível ampliação desse repasse, com certeza vamos sair daqui entendo mais o processo e disposto a corrigir esses problemas identificados”.

“Essa iniciativa é muito importante, hoje estamos tendo a oportunidade de conhecer esse funcionamento em cada unidade e discutir os problemas que enfrentamos na nossa realidade, esse encontro e todas as demais propostas apresentadas fará diferença no gerenciamento dessas informações”, ressaltou a gerente comercial do Hospital e Maternidade Dom Orione, Maria Aparecida Pereira.

Além da oficina, será agendado uma visita técnica a cada unidade hospitalar que participou do encontro. “Estaremos conhecendo in-loco a realidade de cada unidade, não adianta a gente ficar aqui na gerência de controle, só esperando os dados virem, temos que conhecer a realidade, como é a rotina de trabalho, o fluxo executado e assim poderemos estabelecer um Manual Instrutivo para orientação do fluxo”, informou a superintendente da SPAS, Juliana Veloso.

Participaram da oficina técnicos do Hospital Geral de Palmas, Hospital Regional de Araguaína, Hospital Regional de Porto Nacional, Hospital Regional de Gurupi, Hospital Regional de Miracema, Hospital Regional de Paraíso, e Hospital e Maternidade Dom Orione

 

Dayana Nascimento/Governo do Tocantins

                                                              
Facebook
Twitter
WhatsApp