Ouça agora

SES-TO firma parceria com a UFT para atendimento integrativo às vítimas de violência sexual

O objetivo é inserir terapias integrativas como forma mais humanizada de atender os pacientes do SUS tocantinense.

 

 

A busca por uma assistência mais humanizada às vitimas de violência sexual atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, levou a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) a firmar uma parceria com o Centro de Práticas Integrativas Complementares da Universidade Federal do Tocantins (CEPIC-UFT). O acordo foi firmado na segunda-feira, 05 e contou com a presença de representantes do Serviço de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência Sexual (SAVIS) do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) e da unidade educacional.

O encontro evidenciou o compromisso conjunto em desenvolver abordagens inovadoras e integrativas para lidar com a violência sexual, reconhecendo a importância de uma resposta holística e sensível a essa questão. Tanto o SAVIS quanto a Universidade Federal de Tocantins demonstraram entusiasmo com as possibilidades de colaboração e esperam avançar na implementação de estratégias conjuntas nos próximos meses.

Durante o encontro, a coordenadora do SAVIS, Sâmia Chabo, ressaltou a importância das Práticas Integrativas no processo de recuperação das vítimas, destacando sua capacidade de promover a resiliência e o bem-estar emocional das pacientes. “As Práticas Integrativas oferecem um caminho para a cura holística, abordando não apenas os aspectos físicos, mas também os emocionais e mentais das sobreviventes de violência sexual”.

A coordenadora do Laboratório de Práticas Integrativas da Universidade Federal de Tocantins, Ana Edith, enfatizou a relevância da expansão dessas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS) como ferramentas essenciais para promover a saúde integral e o bem-estar das pessoas atendidas. “A integração das Práticas Integrativas no SUS representa um passo significativo para oferecer suporte emocional e terapêutico abrangente às vítimas de violência sexual”, acrescentou Ana Edith.

Dados

Segundo os dados do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em 2023 foram atendidos 346 novos casos. Referência no Tocantins, o serviço funciona desde 2012, é aberto todos os dias, 24 horas, sem necessidade de encaminhamento. Se precisar de ajuda, ou informações sobre o atendimento é preciso ligar no telefone: 63 3218-7786.

CEPIC

O local oferece um quadro com terapias holísticas, que fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PNPIC) e o atendimento é realizado por professores da UFT e por terapeutas tocantinenses parceiros do Centro. Os serviços oferecidos são totalmente gratuitos e abrangem tanto a comunidade acadêmica e servidores da UFT, e também a comunidade externa.

Quem procurar a unidade pode receber os serviços de: Massoterapia; Bambuterapia; Ventosaterapia; Reflexologia Podal; Termoterapia com pedras vulcânicas; Auriculoterapia; Barra de Acess; Reiki; Thetahealing; Constelação Familiar em Grupo; Aromaterapia; Arteterapia, entre outros.

Divulgação SES-TO

Karoliny Santiago/Governo do Tocantins

                                                              
Facebook
Twitter
WhatsApp