hora certa.

Ouça agora

SES-TO convoca crianças de 5 a 10 anos para imunização contra Meningite

A vacina Meningocócia C teve público ampliado para aplicação até fevereiro deste ano.

 

 

 

O Ministério da Saúde (MS) ampliou temporariamente (até fevereiro de 2023), o público alvo da vacina Meningocócia C. O imunizante deve ser aplicado em crianças de 5 a 10 anos e trabalhadores da saúde. A medida visa conter os aumentos de casos registrados em diversos estados brasileiros, no ano de 2022.  Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), convoca a população mencionada a comparecer às unidades básicas de saúde.

 

Segundo a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena, “nosso objetivo é chamar a atenção para a importância da vacinação contra a meningite, uma doença prevenível que possui diversas vacinas disponíveis gratuitas no Sistema Único de Saúde. A doença é evitada deste a infância, com a vacina BCG, vacina Meningocócica Conjugada Sorogrupo C, vacina Pneumocócica Conjugada 10-Valente, vacina Pentavalente e vacina meningocócica ACWY (Conjugada), e estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado, então porque não vacinar?”, questiona.

A doença

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. É causada, principalmente, por bactérias ou vírus; mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

Transmissão

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre transmissão através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.

O período de incubação da doença, em geral, vai de 2 a 10 dias, podendo haver alguma variação em função do agente etiológico responsável. Já o período de transmissão é variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces. Aproximadamente 10% da população pode se apresentar como portador assintomático.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp