hora certa.

Ouça agora

SES-TO capacita profissionais da saúde no I Fórum da Tuberculose

O vento teve como tema os desafios e perspectivas para a eliminação da tuberculose no Tocantins.

 

 

Com objetivo de proporcionar a capacitação dos profissionais da saúde, para detecção precoce, tratamento e acompanhamento dos pacientes diagnosticados com tuberculose, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realizou na quarta-feira, 20, o I Fórum da Tuberculose. O evento foi coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e foi direcionado aos 139 municípios do Estado.

A técnica da Área da Tuberculose da SES-TO, Werena Alves Moura, falou sobre a importância do evento. “Esse é o primeiro Fórum da Tuberculose que o Estado está promovendo, é em alusão ao mês mundial de combate à tuberculose, que é agora em março. É uma forma importante de agrupar todos os profissionais que atuam na atenção primária, e em todas as outras esferas, para sensibilização do que de fato a doença ainda está promovendo em nível de municípios, Estado, do Brasil e do mundo. Então a nossa área técnica, juntamente com o Ministério da Saúde, estamos trazendo um panorama do Estado, mostrando os aspectos, os dados, quais são os nossos desafios, quais são as metas a serem alcançadas”.

“O desafio hoje, é desmistificar a subnotificação da tuberculose. Hoje em Palmas nós temos muita subnotificação, muitos casos que não são diagnosticados na Atenção Primária, e sim na Atenção Terciária, levando pacientes ao óbito. Então acho muito importante para os profissionais de saúde que estão participando, ter em mente sempre a suspeita da tuberculose, não deixando se tornar um atendimento tardio, com o diagnóstico diferencial em relação aos sintomas respiratórios. Porque se já tem alguns dias de tosse persistente, já pode solicitar um exame de escarro, que aí verifica se está com tuberculose ou não”, afirmou a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Marli Pimentel.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína, Regina Adriana dos Santos Gomes, relatou que “esse Fórum é de suma importância, porque nós podemos nos atualizar com o cenário do Estado, recebemos e trocamos informações com os demais municípios, para que a gente possa aprimorar a assistência, que é prestada dentro do nosso município. É também para que a gente possa realmente encontrar esses casos de tuberculose, tratar adequadamente, fazer as buscas ativas necessárias, ou seja, melhorar o nosso cenário a nível não só municipal, mas Estadual e nacional também. O evento proporcionado pela Secretaria está muito bom”.

“É muito importante a participação dos profissionais de saúde dos municípios aqui no Fórum da Tuberculose, a gente tem profissionais de várias categorias, são médicos, enfermeiros, gestores, técnicos e outros profissionais. E a importância é que eles levem todas as informações que estão sendo divulgadas aqui no Fórum para os seus municípios, e que comecem a fazer uma ressignificação do seu trabalho de vigilância da tuberculose, que com isso possam, fazer a detecção precoce dos casos, o diagnóstico precoce e o tratamento para que a gente consiga a eliminação da tuberculose no estado do Tocantins”, afirmou o responsável pela Área Técnica da Tuberculose da SES-TO, Rhonner Marcílio Lopes Uchôa.

De acordo com dados Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), obtidos em 18 de março de 2024, em 2023 foram registrados 237 novos casos de tuberculose no Tocantins.

 

Fotos: Ananda Santos/Governo do Tocantins

Ananda Santos/Governo do Tocantins

                                                              
Facebook
Twitter
WhatsApp