hora certa.

Ouça agora

Seminário Saúde e Segurança no Trânsito será realizado nesta sexta-feira, 25 em Palmas

O evento aberto debate os altos índices de óbitos no trânsito em busca de soluções.

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza nesta sexta-feira, 25, das 8h30 às 12h30, o “Seminário Saúde e Segurança no Trânsito: Juntos salvamos vidas”, que visa à promoção e prevenção da morbimortalidade por acidente de transporte terrestre no Tocantins. O evento aberto ao público em geral, será realizado no formato online,  pela plataforma Zoom e transmitido no canal do Youtube da Escola Tocantinense do SUS – Dr. Gismar Gomes.

O evento é organizado pela área Técnica de Violências e Acidentes. A gerente de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis (GPSANT) da SES-TO, Simone Gondim, ressalta que no ano de 2021 foram registrados no Estado do Tocantins 512 óbitos por acidente de trânsito e em 2022 já contabiliza 465 óbitos.

”Dados do Sistema de Informação de Mortalidade – SIM (dados parciais, acesso em 16/11/2022), demonstra a necessidade do fortalecimento das ações de promoção e prevenção para redução dos acidentes de trânsito, um grande problema de saúde pública que superlota as unidades de saúde”, disse a gerente.

 

Palestras

 

– Trânsito e saúde – Palestrante: Cheila Marina de Lima – Enfermeira e sanitarista com atuação em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, servidora pública do Estado de Goiás e da Prefeitura de Goiânia.

– Assistência às vítimas de acidente de trânsito e o impacto no Hospital Geral de Palmas – Palestrante: Simon Rezende representante do Hospital Geral de Palmas HGP.

– Estratégia da fiscalização para a redução dos acidentes de trânsito no Tocantins – Palestrante: Almir Eustáquio da Silva, representante do Polícia Rodoviária Federal do Tocantins – PRF/TO.

– Avanços em Mobilidade urbana e Segurança Viária – Palestrante:

Silmara Vieira da Silva, Arquiteta Urbanista, Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental, Mestranda em Saúde Coletiva com pesquisa na área de Mobilidade Urbana e Saúde, integrante do BR Cidades e Consultora pela FIOCRUZ para o Programa ConectSUS do Ministério da Saúde.

 

Serviço:

Seminário Saúde e Segurança no Trânsito: Juntos salvamos vidas.

Dia 25, das 08h30 às 12h30.

Plataforma virtual do ZOOM

Link: https://conasems-br.zoom.us/j/84038560580 – ID da reunião: 840 3856 0580 / Senha de acesso: 766315.

Youtube

 link –  https://youtube.com/channel/UCOwka-JTm4jkUJ7vFJi8aFw

 

Laiany Alves – Governo do Tocantins

                                                              

Facebook
Twitter
WhatsApp