A SES-TO tem levado orientações e práticas preventivas para a eliminação de focos de mosquitos.
Para prevenir e controlar as arboviroses, durante a chegada do período chuvoso, o Governo do Tocantins e as secretarias municipais dedicaram esforços para intensificar e fortalecer as atividades de prevenção e controle da dengue, chikungunya, Zika e febre amarela. O trabalho foi realizado durante a Semana Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que aconteceu entre os dias 04 e 08 de dezembro e teve milhares de casas visitadas pelos Agentes de Controle de Endemias.
As ações foram efetivadas por meio de mutirões de limpeza, palestras educativas, reuniões estratégicas e outras atividades preparatórias para o envolvimento da população durante o período epidêmico, que segue até o fim das chuvas. A conscientização sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e a adesão às práticas preventivas são fundamentais para o sucesso dessas iniciativas.
Para a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno Hundertmarck, “é fundamental que a população participe ativamente, uma vez que a conscientização e a adoção de medidas preventivas são a base para o sucesso dessa iniciativa. A colaboração da comunidade é vital para eliminar focos do mosquito e reduzir os casos dessas doenças. Além disso, fizemos reuniões estratégicas que permitiram a integração de diferentes áreas intra e intersetoriais visando uma abordagem coordenada no combate às arboviroses”.
Christiane complementou que “a elaboração do plano de trabalho para o manejo integrado de vetores evidencia um comprometimento de longo prazo, incluindo ações contínuas de monitoramento e controle, ou seja, os principais impactos esperados dessas atividades incluem a conscientização significativa da população sobre a importância da prevenção, a redução efetiva dos criadouros de vetores, a promoção de práticas sustentáveis e a criação de uma rede colaborativa entre setores governamentais e a comunidade”.
Em Aragominas, a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado com a prevenção. “Na última semana intensificamos as visitas dos agentes de saúde nas residências e a população tem apoiado o trabalho em suas casas, o que tem trazido bons resultados, já que até o momento não temos tido muitos casos positivos. Na última semana, fomos às residências detectar focos e levar à orientação que todos precisam e para os próximos dias, está agendada a visita aos assentamentos em agrovila para a coleta de lixo e entulhos”, disse a enfermeira da vigilância em saúde de Aragominas, Marili dos Santos Oliveira.
Ações
A SES-TO tem utilizado diversos ambientes para compartilhar conhecimentos com os municípios e a população. Reuniões estratégicas, palestras educativas, material informativo digital, além das redes sociais, são ferramentas amplamente empregadas.
A realização de videoconferências e capacitações presenciais tem permitido a disseminação eficaz de informações sobre prevenção, sintomas e tratamento das arboviroses. A interação constante com os profissionais de saúde e a população reforçam o compromisso e a preocupação da Pasta no enfrentamento desse relevante problema de saúde pública.
Dados
Os dados das arboviroses no Tocantins são atualizados semanalmente e podem ser acessados por meio do link https://www.to.gov.br/saude/boletins-epidemiologicos-das-arboviroses/6aqzbftl85g2 .
Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos. As mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo Aedes aegypti.
Karoliny Santiago/Governo do Tocantins