hora certa.

Ouça agora

Seciju inicia distribuição de 2.500 kits de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade no Tocantins

Entrega está sendo coordenada pela Diretoria de Direitos Humanos da Seciju, por meio Gerência de Políticas e Proteção às Mulheres.

 

 

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está realizando a distribuição de 2500 kits de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade no Tocantins. As entregas estão sendo coordenadas pela Diretoria de Direitos Humanos, por meio da Gerência de Políticas e Proteção às Mulheres, e nesta segunda-feira, 31, custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas receberam as doações.

“Estes kits, que vieram a partir de emenda parlamentar, de higiene são voltados para mulheres vulneráveis. Sabemos a necessidade delas e o quanto a higiene pessoal e íntima é essencial e, às vezes, as pessoas não têm condição de comprar esses itens, por isso estamos fazendo essa ação no Estado”, destacou a diretora de Direitos Humanos da Seciju, Érika Ávila.

Doação e distribuição dos kits

 

A gerente de Políticas e Proteção às Mulheres, Flávia Laís Munhoz, explicou que “os 2.500 kits estão sendo entregues para mulheres em doze municípios do Tocantins, e são provenientes de uma emenda parlamentar disponibilizada pela deputada estadual Vanda Monteiro. Por meio de um Termo de Cooperação com a Seciju, ficamos responsáveis pela distribuição dos produtos”, pontuou.

Os kits são compostos por escova de dente, pasta de dente, sabonete, absorvente noturno e diurno. No dia 20 de outubro, os primeiros 54 kits foram entregues para mulheres em situação de vulnerabilidade no bairro Jardim Taquari, em Palmas. A distribuição contou com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região.

Os municípios de Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Chapada de Natividade, Lizarda, Miranorte e Santa Tereza também já receberam os Kits de higiene e, conforme cronograma elaborado pela Gerência da Seciju, em breve ocorrerá a entrega nas cidades de Araguacema, Colinas do Tocantins, Itaguatins, Lagoa do Tocantins e Monte Santo.

Entrega para custodiadas da UPF de Palmas

A custodiada F. S. S., de 32 anos, foi uma das 34 mulheres privadas de liberdade da Unidade Penal Feminina de Palmas a receberem a doação do Kit e contou que os produtos são bem-vindos. “Estou feliz porque trouxeram absorvente noturno, a escova de dente é melhor… os produtos são melhores que os que nossas famílias conseguem trazer”, disse.

A chefe da Unidade Penal Feminina de Palmas, Lilian Moreira, ressaltou que a entrega beneficia de várias formas as mulheres privadas de liberdade. “Além do bem estar material e os benefícios para a higiene íntima, há o afago emocional porque quando elas percebem que há pessoas que as enxergam lá de fora, elas se sentem vistas, lembradas. Chegando fim de ano elas já ficam mais emotivas”, contou.

(Edição:Márcia Rosa/ Governo do Tocantins)

Facebook
Twitter
WhatsApp