Ação teve início nesta terça,29, e visa promover a reinserção social e possibilitar a redução de pena dos custodiados.
Com apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), custodiados da Unidade Penal de Arraias deram início, nesta terça, 29, ao trabalho de limpeza no terreno do asilo Conferência de São Vicente de Paula, que abriga 20 idosos, localizado no município. As atividades vão seguir até o fim desta semana com a participação de cinco privados de liberdade.
A ideia da ação surgiu após visita do chefe da Unidade Penal de Arraias, Myller Bispo, ao asilo de idosos para conhecer o local. “Vimos a necessidade de limpeza do terreno, e assim iniciamos os trabalhos. Além de servir a comunidade, esta ação é importante pois promove a reinserção dos custodiados ao convívio social”.
Myller reforçou ainda que “ali abrigam pessoas que fizeram parte da história de Arraias, e poder retribuir de alguma forma nos traz o sentimento de dever cumprido”, completou.
Ressocialização e redução de pena
Um dos custodiados que participou das atividades de limpeza ao asilo, D.A.C., agradeceu a oportunidade de fazer parte desta ação. “Agradeço pela oportunidade de trabalhar e servir de alguma forma a sociedade, além de poder diminuir minha pena e sair desta situação como uma pessoa melhor”, disse.
Além desta ação realizada no asilo de Arraias, outras atividades têm ocorrido com parcerias entre a Seciju, prefeituras e entidades, nas quais o Sistema Penal do Tocantins disponibiliza mão de obra dos presos de diversas unidades penais do estado, fortalecendo a ressocialização por meio do trabalho e possibilitando a redução de pena.
(Edição: Márcia Rosa/Governo do Tocantins)