Ruraltins participa da abertura do Plano Safra 2023/2024 em Brasília, e reúne com MDA para deliberar recursos

Do total dos recursos 77,7 bilhões serão direcionados para a agricultura familiar.

 

 

Em Brasília no lançamento do Plano Safra 2023/2024, o Presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), e o engenheiro Agrônomo Rafael Massaro, estiveram presentes durante a cerimônia ocorrida no Palácio Planalto, nos dias 27 e 28 de junho.

Durante o lançamento, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva, anunciou que serão disponibilizados R$ 364,22 bilhões para a safra, um crescimento de 27% em relação ao período anterior (2022/2023). Do total dos recursos 77,7 bilhões serão direcionados para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que irá repassar as instituições executoras de assistência técnica.

Ao encerrar o lançamento do Plano Safra 2023/2024, o presidente do Ruraltins Washington Ayres, e o Agrônomo Rafael Massaro, reuniram-se, com o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER),   do Ministério de Desenvolvimento Agrário Marenilson Batista, o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural , Pesq. Agropecuária e Regularização Fundiária (ASBRAER), Natalino Avance, e representantes de prestadoras de assistencia técnica de outros Estados, para tratar dos recursos do Plano Safra destinados a agricultura familiar.

Na pauta foram apontadas as principais necessidades das entidades, por seus representantes, para melhor investir e obter os resultados esperados pelo agricultor familiar.

Para o Ruraltins será destinado um milhão em investimento, que irá fomentar a aquisição de computadores para atender demandas do Estado.

O presidente do Ruraltins Washington Ayres destacou que “prioriza a aquisição de equipamentos de informática, para reestruturar as unidades do Ruraltins e prestar melhor atendimento aos agricultores na elaboração de projetos”, pontuou.

Washington reforçou ainda que “ Essas ações têm como objetivo principal promover a geração de renda por meio e novos projetos para o agricultor, o fortalecimento da agricultura familiar e a manutenção das atividades no campo”, disse o Presidente Washington.

Plano Safra

O Plano Safra é um programa do governo federal, criado em 2003, que direciona recursos públicos para financiar as atividades de pequenos, médios e grandes produtores do país. O programa disponibiliza linhas de crédito em duas categorias: custeio e investimento. Cada edição do Plano Safra é executada entre 1° de julho e 30 de junho do ano seguinte, acompanhando o ciclo anual da maioria das commodities cultivadas no país.

Reunião ATER pública

Participaram da reunião:

Marenilson Batista diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Dater/MDA, Natalino Avance Presidente da Asbraer, Mariana Matias Diretora Executiva da Asbraer, Rafael Gouveia Presidente da Emater GO, Antelmo Teixeira diretor de ATER da Emater GO, Danilo Azevedo diretor de gestão integrada.

Créditos – Amanda Oliveira / Governo do Tocantins

Governo do Estado do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp