hora certa.

Ouça agora

Professores participam de treinamento sobre ambientação ao sistema socioeducativo

Curso serve de reciclagem para os profissionais mais antigos e de introdução aos que ingressaram recentemente na rede estadual de ensino.

Professores e equipes educacionais de Palmas que atendem adolescentes em processo de ressocialização participaram do “Treinamento de Ambientação nas Escolas do Tocantins”, nesta quarta-feira, 4. A formação foi realizada pela Secretaria da Educação (Seduc), juntamente com a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), com foco principal em orientar os educadores do ensino regular sobre como lidar com os alunos em situação de liberdade parcial. 

O estado do Tocantins possui oito unidades socioeducativas, sendo em sistema fechado ou em regime de semiliberdade. A área da Educação trabalha ativamente na reintegração desses adolescentes na sociedade, sejam reclusos ou aqueles que estão parcialmente livres.

O responsável pela Unidade Técnica Socioeducativa da Seduc, Israel de Freitas Silva, explica que os profissionais da Educação precisam estar totalmente preparados para atender quem cometeu algum ato infracional. “O treinamento que estamos oferecendo serve para reciclar os conhecimentos dos educadores mais antigos e mostrar aos professores que ingressaram recentemente qual a melhor abordagem a esses estudantes”, afirmou.

Os adolescentes acolhidos pelo sistema socioeducativo que estão parcialmente livres pernoitam nas unidades de semiliberdade e participam de cursos de formação e estudam em escolas regulares durante o dia. O Colégio Estadual São José é uma das unidades de Palmas que recebe esses alunos.

A educadora Wedna da Cunha Alves trabalha na orientação pedagógica do Colégio São José. Ela diz que a postura dos profissionais e dos outros alunos é de acolhimento aos adolescentes em semiliberdade. “Levamos em conta a bagagem que esses meninos e meninas trazem, tanto familiar como social. A diferença é que procuramos olhar com mais atenção e cuidado, mas sem deixar de fazer as cobranças necessárias”, afirmou.

Gurupi 

O “Treinamento de Ambientação nas Escolas do Tocantins” é conduzido por servidores da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional do Sistema Socioeducativo, ligada à Seciju. A formação reuniu 40 profissionais em Palmas e, nesta quinta-feira, 5, será a vez 40 professores de Gurupi participarem do curso.  
 

Facebook
Twitter
WhatsApp