hora certa.

Ouça agora

Polícia Civil prendeu suspeito de aplicar golpe do falso Pix no comércio de Paraíso do Tocantins

Também foi apreendida uma arma de fogo de fabricação artesanal.

 

Nesta terça-feira, 9, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio da 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado – DEIC – Paraíso do Tocantins, cumpriu mandado de prisão e de busca e apreensão contra um homem suspeito de aplicar o golpe do “Falso Pix” no comércio de Paraíso.

 

Durante as buscas, uma arma de fogo de fabricação artesanal foi apreendida e o indivíduo também foi autuado em flagrante delito pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

 

O homem preso foi encaminhado à Unidade Regional Penal de Paraíso do Tocantins, onde segue à disposição do Poder Judiciário.

 

A investigação

Conforme as investigações, no mês de dezembro de 2022, o investigado de 21 anos, aproveitando-se do grande fluxo de vendas das festas de final de ano, efetuou compras por meio de um aplicativo de mensagens, em uma loja da cidade, no valor de cerca de R$ 3 mil. O suspeito, que utilizava identidade falsa, apresentou comprovantes de transferência falsas de Pix, iludindo os vendedores que entregaram os produtos.

 

A Polícia também identificou que o suspeito possui antecedentes criminais por crimes patrimoniais, especificamente roubos, tratando-se de sujeito reincidente. O indivíduo, inclusive, estava em regime semiaberto, porém nunca iniciou o cumprimento de pena.

 

Golpe do Falso Pix

Esse golpe ocorre quando o criminoso, ao realizar uma compra, geralmente por meio de rede social, apresenta um comprovante falso de transferência via Pix. Pela semelhança de um comprovante original, quem está vendendo o produto não percebe a diferença e termina por se tornar uma vítima.

 

Para evitar cair nesse tipo de golpe:

  • É importante acessar o aplicativo do banco e conferir o extrato, pois a transferência via Pix é instantânea;

  • Evite aceitar agendamentos de transferências via Pix;

  • Ative as notificações nos aplicativos bancários.

 

Onde denunciar

A vítima do golpe do falso Pix pode registrar o Boletim de Ocorrência, de forma online, por meio da Delegacia Virtual, ou pode ir até uma das delegacias da Polícia Civil.

Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Governo do Estado do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp