A conferência é uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília. Com o tema Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas, a iniciativa é coordenada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), e tem como foco a construção coletiva de propostas que promovam a igualdade de gênero e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.

Durante a abertura, a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, ressaltou a importância do momento e destacou o compromisso do Tocantins com a pauta. “Encerramos hoje, em Pedro Afonso, o ciclo das Conferências Regionais com o sentimento de dever cumprido. Foram encontros potentes, que reuniram mulheres de todas as regiões do Estado. Agora, avançamos para a etapa estadual com propostas concretas, fruto do diálogo e da construção coletiva”, afirmou.
A secretária municipal de Assistência Social, da Mulher e do Trabalho de Pedro Afonso, Jucelma Alves, destacou o papel da cidade na mobilização regional. “Para nós, é uma honra receber este encontro tão importante. A luta por políticas públicas eficazes para as mulheres começa no município, e Pedro Afonso está comprometido com essa pauta. A presença de tantas lideranças aqui hoje demonstra a força dessa rede”, pontuou.
A programação contou ainda com a palestra magna da assistente social e pesquisadora Janaina Costa Rodrigues, que abordou os desafios e perspectivas das políticas públicas para as mulheres. “Garantir políticas efetivas para as mulheres exige escuta, planejamento e compromisso com a transformação da realidade. É preciso olhar para as especificidades dos territórios e das trajetórias femininas, promovendo ações que dialoguem com as verdadeiras necessidades da população”, destacou.

No período da tarde, as participantes se dividiram em grupos de trabalho, que debateram sete eixos temáticos prioritários: Violência contra a mulher; Saúde da mulher; Empoderamento econômico e autonomia; Direitos das mulheres e igualdade de gênero; Educação e cultura; Saúde mental; e Direito ao território e sustentabilidade. Ao final, os grupos apresentaram propostas construídas de forma coletiva. A conferência foi encerrada com a eleição das delegadas que representarão a região nas etapas estadual e nacional.
Participação regional e presença de autoridades
Além das secretárias e diretorias municipais da Mulher e representantes da sociedade civil, estiveram presentes na conferência: o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Martins Pinheiro, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Simone Sandri, a vereadora Lili Benicio, o prefeito de Pau D’Arco, Gilmar Oliveira Souza, e o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, Major Rondinelli.

A conferência teve abrangência regional, envolvendo os municípios de: Arapoema; Bandeirantes do Tocantins; Bernardo Sayão; Bom Jesus do Tocantins; Brasilândia do Tocantins; Centenário; Colinas do Tocantins; Colméia; Couto Magalhães; Goianorte; Guaraí; Itacajá; Itapiratins; Itaporã do Tocantins; Juarina; Palmeirante; Pau d’Arco; Pedro Afonso; Pequizeiro; Presidente Kennedy; Recursolândia; Santa Maria do Tocantins; Tupirama; e Tupiratins.
A próxima etapa será a Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, marcada para o dia 20 de agosto, em Palmas.
