Palestras destacaram os objetivos da campanha e o ciclo da violência doméstica; uma prisão foi efetuada no município.
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 4ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (4ª DEAMV – Colinas), realizou, nesta semana, palestras educativas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa fez parte das ações do Agosto Lilás, no âmbito da Operação Shamar, e teve como público-alvo moradores da cidade, servidores e profissionais da rede de apoio.
Nas palestras, foram abordados a Campanha Agosto Lilás e seus objetivos, o conceito de violência doméstica e os cinco tipos de violência. Também foi explicado o ciclo da violência, como: aumento da tensão, agressão e arrependimento ou reconciliação.
Além das informações, foram divulgados os principais canais oficiais para denúncia, garantindo que as vítimas e a população em geral saibam como buscar ajuda. Entre os meios disponibilizados estão o telefone 190, o Ligue 180, o aplicativo Salve Mulher, além do atendimento presencial nas delegacias da mulher e plantões em Colinas.
O delegado regional Jodivan Benevides da Silva destacou a importância da ação. “O combate à violência contra a mulher exige atuação integrada e constante conscientização. Nosso trabalho vai além da repressão, é fundamental levar informação e fortalecer a rede de proteção. A população precisa conhecer seus direitos e os canais de denúncia para que possamos garantir segurança e justiça às vítimas. Essas palestras são importantes para combater a cultura que insiste na violência”, afirma.
Durante a semana, foram realizadas palestras em diversas localidades do município, abrangendo diversos setores e espaços comunitários, com o objetivo de conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher.
Prisão
No dia 25 de agosto, a equipe da 4ª DEAMV, com apoio da equipe de plantão da 6ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Colinas, realizou a prisão de um homem de 40 anos por descumprimento de Medida Protetiva de Urgência. O homem foi indiciado pelo crime de tentativa de feminicídio, ocorrido no dia 26 de julho, na residência da vítima, em Colinas. A vítima sofreu fratura no braço e diversas lesões pelo corpo, sendo encaminhada para atendimento em Araguaína.
O homem permanece recolhido na Unidade Prisional de Colinas, onde está à disposição da Justiça.
Denúncias
A Central de Atendimento à Mulher está disponível pelo telefone 180 para auxiliar mulheres vítimas de violência. As denúncias são gratuitas e sigilosas, com atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados. Além disso, o WhatsApp da 4ª DEAMV também está disponível para contato e denúncias. O contato pode ser feito através do número: (63) 3476-2720.
Salve Mulher
Um canal de denúncia que tem sido amplamente utilizado e que permite solicitar medidas protetivas de urgência é o aplicativo Salve Mulher. Desenvolvido exclusivamente pela SSP/TO, o aplicativo está disponível para o sistema Android e é a única ferramenta no Brasil disponível para download em telefones celulares. O aplicativo oferece a possibilidade de obter informações sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher (física, patrimonial, psicológica, sexual e moral), além de realizar denúncias, inclusive de forma anônima.
O aplicativo Salve Mulher facilita a solicitação de medidas protetivas, agilizando o processo de proteção para as vítimas.
Operação Shamar
A Operação Shamar é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública, e tem como foco ações integradas de prevenção, conscientização e repressão à violência contra a mulher em todo o Estado.
Hiago Muniz/Governo do Tocantins
|