No Dia Nacional da Saúde Bucal, SES-TO destaca a importância dos cuidados com a higiene e alimentação

Os cuidados com a higiene oral possibilita uma melhor mastigação, dicção e a melhoria da autoestima.

 

 

 

Usar o fio dental e escovar os dentes após as refeições e antes de dormir são pequenos hábitos de saúde bucal que aprendemos durante a infância e que fazem uma grande diferença na manutenção da saúde bucal e prevenção de doenças bucais mais graves, como a cárie, doença periodontal e o câncer de boca. E para reforçar a importância dessa prevenção, em todos 25 de novembro, o Dia Nacional da Saúde Bucal, data criada para mostrar que a boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo, pois além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

“Os cuidados com a saúde bucal em casa são bastante simples e o ideal é que a pessoa escove os dentes ao acordar, depois das refeições e principalmente antes de dormir, que é a mais negligenciada pela maioria das pessoas”, disse o responsável pela área técnica de saúde bucal da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Luiz Fernando Varrone.

No Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, o atendimento em saúde bucal é ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais, além dos serviços odontológicos e buco-maxilo ofertados para pacientes internados e/ou em tratamento ambulatorial, sendo atendidas pessoas com trauma e pacientes especiais, da oncologia, da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Nós sabemos que o Tocantins é um estado com uma população ainda carente, um estado bastante grande geograficamente, e que muita gente não tem acesso a informações básicas. Então, o nosso cuidado e a nossa obrigação é levar essa informação para essa população e para isso, realizamos o acompanhamento dos indicadores dos municípios para saber como tem sido os atendimentos, quais os problemas eles vem enfrentando, quais capacitações estão precisando, além das que levarmos por meio do Programa Sorrindo com o SUS as informações do dia a dia do dentista”, acrescentou Luiz Fernando Varrone.

Orientações para manter a saúde bucal em dia:

 Escove os dentes três vezes ao dia após as refeições. Não se esqueça da língua, pois ao ser escovada, ela evita o acúmulo de restos de alimentos, células mortas, fungos e bactérias que provocam mau hálito;

– Troque sua escova em média, a cada três meses, ou sempre que as cerdas ficarem abertas.

– Use o fio dental uma vez por dia, de preferência à noite, após a última refeição;

Brasil Sorridente

Criado em 2004, o programa Brasil Sorridente busca garantir acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no SUS e está presente em 5,2 mil municípios. As principais diretrizes do programa são baseadas no direito de todos os brasileiros à um sorriso saudável, parte fundamental para uma vida digna, aumento da autoestima e o exercício da cidadania.

A atenção em saúde bucal no SUS é ofertada em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Unidades Odontológicas Móveis, Centros de Especialidades Odontológicas e hospitais. Além desses serviços, o programa Brasil Sorridente conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.

Como ter acesso aos serviços

A porta de entrada para o acesso aos serviços de saúde bucal deve ser a Unidade de Saúde da Família/Unidade Básica de Saúde. Os interessados podem encontrar as unidades que prestam os serviços de odontologia no aplicativo ConecteSUS. O cidadão precisa realizar cadastro, fazer login e acessar a opção “Rede de Saúde”. No menu, estarão disponíveis todos os serviços oferecidos pelo SUS, incluindo “Saúde Bucal”. Basta clicar e as Unidades Básicas de Saúde mais próximas, que disponibilizam este atendimento, aparecerão na sua tela.

Além disso, a população também pode buscar a informação sobre os pontos de atendimento disponíveis diretamente na Secretaria de Saúde no Município ou se dirigir até a USF/UBS mais próxima, onde os profissionais estão capacitados para orientações.

Karoliny Santiago/Governo do Tocantins

                                                              

Facebook
Twitter
WhatsApp