hora certa.

Ouça agora

No Dia Mundial da Hipertensão, SES-TO reforça a importância da alimentação como prevenção

Os dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica mostram que 340.063 tocantinenses são hipertensos.

 

 

Uma alimentação com excesso de sódio e sem a prática de exercícios físicos tem sido um dos principais motivos para o aumento no número de tocantinenses com hipertensão arterial nos últimos anos. Os dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) mostram que atualmente, a doença acomete 340.063 pessoas e esse quantitativo pode ser ainda maior, já que nem sempre a doença apresenta sintomas.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e ao lado do diabetes se torna um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e renais. “Quando o paciente possui essas duas enfermidades, o risco para problemas cardíacos são enormes, pois há a possibilidade de infarto e acidente vascular cerebral. E como sempre falo, para reverter é necessário primeiramente mudar os hábitos e a alimentação é o primeiro passo”, comentou o médico cardiologista intensivista, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Wallace André da Silva.

A alimentação com refeições saudáveis pode ser o primeiro passo para esse processo de prevenção. Comidas preparadas com alimentos in natura e minimamente processados, com qualidade e quantidade adequada aos ciclos da vida, compondo refeições coloridas e saborosas, que incluem alimentos tanto de origem vegetal, quanto animal.

“A prevenção dentro de casa é muito importante e como começar? Aqui no Tocantins, a população geralmente utiliza alguns itens no dia a dia que contribuem de forma agressiva para a evolução dessas doenças, como o excesso de sal nas carnes, frituras que aumentam o colesterol e a mortalidade. Na questão do diabetes, a gente observa, sobretudo, o excesso de carboidrato, que junto com a gordura em excesso, provoca problemas mais graves ao longo do tempo. Mas dá pra conseguir mudar essa situação inserindo mais frutas, diminuindo o uso de sal, praticando atividades físicas e diminuindo o uso do tabaco e bebidas alcoólicas. Tudo isso contribui para uma melhora”, acrescentou o cardiologista.

Na orientação aos 139 municípios, a SES-TO tem chamado a atenção dos gestores sobre a importância da população realizar exames de rotina, fortalecimento do estímulo e o tratamento adequado, bem como a necessidade de diagnóstico precoce. “Os municípios podem ajudar principalmente na questão do rastreio dessas pessoas que já possuem a doença ou que apresentou em algum momento, a elevação da pressão arterial. Mas como eles podem fazer isso? Podem começar promovendo ações para que esses moradores entendam o mais cedo possível, a importância das consultas periódicas e das visitas domiciliares que atuam de forma essencial nesse trabalho”, comentou a enfermeira da Área Técnica de Hipertensão e Diabetes da SES-TO, Wanira Brito Soares.

Principais causas

A obesidade, histórico familiar, diabetes, estresse, o sedentarismo e o envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O número de casos aumenta com o avanço da idade e são maiores em homens com até 50 anos e entre mulheres acima de 50 anos.

Atendimento ao paciente

 

 “O controle dessas doenças é muito importante, pois você reduz o tempo de internação desses pacientes dentro dos hospitais. Por isso, se você descobrir que é diabético e hipertenso, o correto a fazer é procurar a unidade básica do seu bairro para acompanhar e verificar se você está bem, tomar os medicamentos e fazer exercícios físicos”, pontuou Wallace.

Pessoas com diagnóstico de hipertensão e diabetes que fazem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a unidade de saúde de referência pelo menos duas vezes por ano para acompanhamento. Na consulta, será feita a medida da pressão arterial para certificar-se de que está em níveis normais, verificando se a medicação está adequada.

É importante também que a pessoa com essas enfermidades obtenha a medicação de controle, que é entregue de forma gratuita, na Farmácia Popular do Brasil. Para isso, basta apresentar o receituário médico do SUS, particular ou de convênios.

Dicas de prevenção

  • Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
  • Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
  • Praticar atividade física regular;
  • Aproveitar momentos de lazer;
  • Abandonar o fumo;
  • Moderar o consumo de álcool;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Controlar o diabetes e
  • Manter uma alimentação saudável.

 

                                                              

 

Facebook
Twitter
WhatsApp