Mesmo enfrentando as forças da incerteza e do desconhecimento o tempo não apaga a história.
Otoniel,prezado amigo!
Ainda sobre aquele recorte do Paralelo 13,amarelado,porém de nítida visão e saudosas lembranças de um ser humano que junto conosco, viveu além do seu tempo:
Antonio Poincaré Andrade, Toim, Buxim para os mais próximos.
Lembrá-lo,por certo é gratificante; é mexer em um baú de importantes e memoráveis recordações.
Jornalista corajoso,independente,de visão altruísta,não demorou e logo ocupou um belo lugar na sociedade portuense naqueles idos de indeléveis lembranças. No viés politico,elegeu-se prefeito de Porto Nacional,quebrando uma dinastia politica cinquentenário, onde uma falsa elite ali vigente se revezavam nos cargos importantes naquela tradicional,bucólica, aprazível,porém pouco desenvolvida Polis do norte goiano.
Focado na gestão participativa,compartilhada,descentralizou o poder executivo, passando esse a ser visto andando pelas ruas,avenidas,praças esportivas e culturais da cidade,algo inédito até então.
Essa boa pratica,inovadora,possibilitou-o ver,ouvir e sentir de perto o clamor social.Sem perda de tempo, inseri-os em suas proposituras de governo,mostrando aos munícipes a certeza de estarem vivenciando um novo e próspero tempo.
Outro aspecto deveras importante daquela administração,foi motivar e dar oportunidade para q jovens entrassem para o estreito segmento político,até então, privilegio dos parentes e amigos daqueles mandatários vitalícios. As boas sementes germinadas,frutificaram.
Hoje nossa cidade possuem excelentes gestores públicos nas três esferas,com destaques para Toin e Otoniel,filhos e herdeiros do legendário Toi buxim.
No final de sua próspera existência,mudou-se para a vizinha cidade de Fátima e, provando que faca cega ainda corta,elegeu-se prefeito onde também deixou para aquela municipalidade bons exemplos de como se deve lidar com a coisa pública.
Chegado ao final do seu estágio terrestre,laureado pelo dever cumprido,sua matéria descansa à sombra de um piquizeiro,em seu quintal; seu espírito,imortal,após passar pela porta estreita de Damasco,por mérito e louvor, certamente integra a equipe espiritual do Mestre dos Mestres,Jesus Cristo, Governador do Orbe Terrestre.
Caro Otoniel,essa é minha homenagem,espontânea,a um ser humano,dotado de rara inteligencia,sem vaidade, que acolhia ao seu lado pessoas como eu, carentes de recursos sociais.
Dico Bezerra.