Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Convênio assinado entre a Semarh e o consórcio terá vigência de dois anos e valor total de R$ 2 milhões para apoio técnico, administrativo, gerencial e financeiro a cinco comitês de Bacia Hidrográfica.

 

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Hyashida, acompanhada do diretor  de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, se reuniu, nesta terça-feira, 12, com o presidente do Consórcio Intermunicipal para gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins – CI-Lago, Silvino Gomes, e o secretário executivo Eduardo Benvindo, para tratar da execução das ações do consórcio, neste ano de 2022, com recursos do convênio assinado recentemente com o Governo do Tocantins, por meio da Semarh.

O convênio terá vigência de dois anos e valor total de R$ 2 milhões, recurso oriundo do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH), para execução de serviços de apoio técnico, administrativo, gerencial e financeiro aos Comitês de Bacia Hidrográfica dos Rios Formoso, Manuel Alves da Natividade, Santo Antônio e Santa Tereza, Lago de Palmas e Lontra e Corda.

A secretária Miyuki Hyashida explica que o objetivo principal da parceria são os programas de capacitação, além do apoio administrativo e financeiro aos comitês. “Com esse convênio nós estamos dando condições para os comitês trabalharem e autonomia financeira para estruturar seu poder organizacional para que possam atuar como agentes da gestão descentralizada dos recursos hídricos”, destaca.

Para o presidente do CI-Lago, Silvino Gomes, a reunião de alinhamento das ações visa gerir da melhor forma o recurso repassado pelo Governo do Tocantins. “Essa discussão antes do repasse é para adiantar e verificar detalhes administrativos, como estrutura dos escritórios regionais,  pagamento de diárias para os membros participarem das reuniões ordinárias e programas de capacitação, entre outras ações”, ressalta.

O investimento reforça o interesse do Governo do Estado em fortalecer o trabalho dos comitês, colegiados compostos por representantes dos usuários de água, sociedade civil organizada e poder público estadual e municipal.

Marcel de Paula/ Governo do Tocantins

Anúncios

Recentes