Palestra ocorreu com os servidores da Diretoria do Servir e faz parte das ações do programa Ampare.
A Junta Médica Oficial do Estado (JMOE), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Secad), realizou na manhã desta terça-feira, 09, uma palestra na Diretoria do Servir, com o objetivo de conscientizar sobre todos os tipos de assédio e discriminação no ambiente de trabalho.
No evento estiveram presentes os funcionários e a equipe da Junta Médica. Durante a palestra a diretora da Junta, Marcia Barros, destacou o momento como fundamental para acolher e ajudar o servidor.
“É muito importante abordar esse assunto para que os servidores sintam-se mais amparados, hoje nós temos uma abertura muito maior para falar sobre esse tema, o trabalho da nossa equipe serve justamente para mostrar ao servidor que ele não está sozinho, que ele pode encontrar apoio e ajuda”, pontuou Marcia Barros.
Durante a palestra os Psicólogos da Junta, Gabriel Vinícius Martins e Flávio Alexandre abordaram assuntos como o que é assédio moral, como identificá-lo, quais os efeitos psicológicos e como denunciar.
A servidora de gerência de cadastro e assistência ao segurado do Servir, Allynne Cristhyne destacou a importância do tema no ambiente de trabalho.
“O evento foi muito interessante, agora eu estou muito mais informada sobre o tema e posso tomar decisão correta caso ocorra comigo ou com alguém conhecido”, frisou.
Programa Ampare
O Programa de Conscientização e Prevenção ao Assédio e Discriminação no Serviço Público do Tocantins foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Administração (SECAD), inicialmente em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), tem o intuito de promover campanha e política pública de conscientização e prevenção às formas de assédios e discriminações no ambiente de trabalho, destinada aos agentes públicos do Poder Executivo do Estado do Tocantins.
Propondo uma reflexão e discussão das práticas adotadas no ambiente de trabalho, bem como adoção de mecanismos múltiplos e interdisciplinares, objetivando a conduta ética nos atos de gestão e nas formas de relacionamento interpessoal entre todos os agentes públicos.
A Junta Médica já realizou diversas ações voltadas à valorização da saúde mental do servidor em diferentes pastas do Executivo Estadual; elas fazem parte também do Projeto Saúde Mental criado pela Secad. Vale destacar que as ações são realizadas sob demanda, desta maneira, os gestores que desejarem a realização de encontros ou palestras do projeto podem solicitá-los por meio da JMOE pelo telefone 3218-1652.
Foto: Ascom Secad/Governo do Tocantins
Nájilla Lopes/Governo do Tocantins