hora certa.

Ouça agora

Iniciativa do Sicredi realizada em dois municípios do Estado tem expectativa de ser expandida este ano

Iniciativa do Sicredi realizada em dois municípios do Estado tem expectativa de ser expandida este ano.

 

 

Priorizar a educação nas comunidades onde atua. Esse é o objetivo do programa do Sicredi A União Faz a Vida (PUFV). A iniciativa, que atualmente impacta 370 crianças e adolescentes no Tocantins, tem atuação em dois municípios do Estado.

O programa é hoje a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e tem a ideia de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, com a prática da educação cooperativa, colaborando para a educação integral de crianças e adolescentes pelo País.

A União Faz a Vida integra a lista de Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas como parte da Agenda 2030, com dois dos 17 itens listados: educação de qualidade; trabalho decente e crescimento econômico.

No Tocantins, o programa, que foi retomado em 2021, é realizado nas cidades de Formoso do Araguaia (COOPEFA) e em Ipueiras, na Escola Municipal Firmina Pereira dos Santos e Escola Municipal Maria Angélica Martins de Souza. Ao todo 62 educadores estão envolvidos no projeto.

Segundo Celso Régis, presidente da Cooperativa,  o programa tem uma metodologia própria, com base no currículo escolar, desenvolvida através de projetos educacionais cooperativos. Ele destaca que os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem e contam com o apoio dos educadores, pais e comunidade.

“Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem. É um momento muito importante, pois, cumpre nosso papel de Cooperação através de ações cooperativistas e de responsabilidade social com esse público tão especial que são as crianças”

Os projetos, nascem de demandas da própria turma. Ele relata que os professores criam oportunidades e instigam os alunos a terem curiosidade sobre os assuntos, que vão desde vivências que envolvem descobrir no que consiste a alimentação saudável, pesquisas sobre os diferentes tipos de solo, uma imersão nas brincadeiras antigas e empreendedorismo para crianças. O Sicredi busca investir em educação nas comunidades onde trabalha. Assim, a cooperativa financia essas ações, seja por meio de material didático, formação dos professores ou por meio da assessoria pedagógica.

Para este ano, o Sicredi já iniciou a expansão do programa por meio de articulações junto às secretarias de educação dos municípios e escolas nas quais as agências têm algum tipo de relacionamento.

“O retorno propriamente dito para a comunidade se dá por meio dos projetos que são desenvolvidos nas escolas, cujo objetivo é fortalecer ações que promovam o cooperativismo e a cidadania. Temos dados de pesquisas de impacto social que foram realizadas recentemente. Elas apontam que escolas que aderiram ao programa e que desenvolvem ações nesse sentido tem visto diferença na comunidade, uma vez que a comunidade consegue se aproximar mais da escola, ela tem seus saberes valorizados e enaltecidos, os alunos se tornam cidadãos cooperativos, conseguem levar esse conhecimento para casa e, consequentemente, replicar para suas famílias, os professores se tornam mais criativos, enfim, a comunidade escolar é beneficiada dessa forma e tudo isso reflete na sociedade do lugar onde o projeto está sendo desenvolvido como um todo”, finaliza.

Facebook
Twitter
WhatsApp