hora certa.

Ouça agora

Hospital Regional de Pedro Afonso realiza mutirão de cirurgias gerais e ginecológicas

Procedimentos atenderam pacientes de diversos municípios da região de saúde Cerrado Tocantins.

 

 

Zerar as filas de cirurgias eletivas é um dos compromissos do Governo do Tocantins, que desde outubro de 2021, já retirou quase 16 mil pessoas da fila de espera por um procedimento. Uma das ações pontuais foi o mutirão realizado nos últimos dois dias, no Hospital Regional de Pedro Afonso (HRPA), que atendeu 15 pacientes cadastrados na Central Estadual de Regulação (CER).

Os procedimentos se dividiram em 10 na área de cirurgia geral e 05 de ginecologia. “A agilidade da realização das cirurgias, nos atendimentos ambulatoriais e o potencial da unidade, aliado ao suporte da gestão estadual, permitiu que realizássemos este mutirão. Nosso hospital tem uma equipe profissional extremamente capacitada, que se mostrou muito sensível à demanda por cirurgias, trabalhando durante todo o mutirão, atendendo o máximo de pacientes e assim permitir com que eles saiam da fila de espera”, afirmou a diretora geral do HRPA, Mauricélia Alves da Cruz.

 “A ação traz uma celeridade às filas de espera em toda regional, pois permite que as pessoas sejam atendidas, de forma rápida e descentralizada. E só pra lembrar, muitos pacientes ainda esperariam meses por este atendimento, que está sendo realizado agora. Isso valoriza o profissional e toda equipe médica com o apoio do governo, além de facilitar o acesso da população ao serviço”, comentou o cirurgião geral, Fabrício Vieira.

“Fiquei durante três meses aguardando por essa cirurgia que hoje está sendo realizada aqui dentro da minha cidade, no Hospital Regional de Pedro Afonso. Fiquei muito feliz porque ocorreu rápido e nem precisei ficar longe da minha família. Agora é só ir para casa, me recuperar e seguir minha vida, sem os problemas de antes”, comentou a paciente Rute Gomes, de 32 anos.

Cirurgias eletivas

Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já tirou 15.945 pessoas, que aguardavam por uma cirurgia, na fila da Central Estadual de Regulação. Destas, 1.176 foram atendidas ainda em 2021, 10.617 em 2022 e 4.152 em 2023.

 

Karoliny Santiago/Governo Tocantins

                                                              
Facebook
Twitter
WhatsApp